Guardar e meditar a Palavra de Deus, nos dias de hoje, é um grande desafio. Em tempos de redes sociais, onde as pessoas passam boa parte do dia deslizando os dedos na tela do celular, assistindo a vídeos com informações rápidas e de pouco conteúdo, ler, guardar e meditar na Palavra de Deus tornou-se uma tarefa que parece cada vez mais difícil.
Maria gerou o Verbo de Deus
A Virgem Maria, que gerou Jesus por nove meses, sabe como ninguém nos ensinar a “gerar” a Palavra de Deus em nosso coração. Como lemos em João 1,14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” Assim como, na gestação, é necessário tempo, paciência e espera para guardar e meditar na Palavra de Deus, precisamos entrar nessa dinâmica da mulher grávida. Maria pôde saborear a presença de seu Filho em seu ventre, sentir seus movimentos e imaginar, em sua mente, como seria o Seu rosto; naquela época, não havia ultrassom, eram as sensações e o amor que os unia.
Nos momentos cruciais da vida de Jesus — desde o nascimento até a morte e ressurreição —, Maria enfrentou cada um deles, porque já havia aprendido a guardar e meditar. A própria Palavra de Deus confirma isso em Lucas 2,19: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração”.
A Palavra de Deus combate a ansiedade
Hoje, mais do que nunca, em um tempo marcado pela ansiedade, agitação, medo e angústia, precisamos nos voltar para a Palavra de Deus. É necessário lê-la, meditá-la, guardá-la no coração e permitir que ela nasça em nossa vida diariamente, influenciando nossas atitudes cotidianas. O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nos lembra da importância da Palavra de Deus em nossa vida. Ele afirma: “A Palavra de Deus, escutada e celebrada, sobretudo na Eucaristia, alimenta e fortalece interiormente os cristãos e os torna capazes de um autêntico testemunho evangélico na vida cotidiana” (EG 174).
Guardar e meditar a Palavra de Deus
Neste Mês da Bíblia, somos convidados a, junto com a Virgem Maria, fazer a experiência de deixar a Palavra de Deus germinar em nós. Comece agora, meditando neste pequeno trecho de Provérbios 7,1-3: “Meu filho, guarda as minhas palavras, conserva contigo os meus preceitos. Observa os meus mandamentos e viverás. Guarda os meus ensinamentos como a pupila dos teus olhos. Traze-os ligados aos teus dedos, grava-os no teu coração.”
Sua irmã em Cristo,
Ana Maria Coli
Comunidade Canção Nova