Formar-se na misericórdia é o desejo de um coração lapidado pelo Senhor. “Quanto mais nos sentimos miseráveis, tanto mais devemos confiar na misericórdia de Deus. Porque, entre a misericórdia e a miséria, há uma ligação tão grande que uma não pode se exercer sem a outra”, escreve São Francisco de Sales.
Jesus proclamou a bem-aventurança e nos ensinou o caminho para alcançar a perfeição
Como um ato de misericórdia infinita, Deus se inclina até o nosso nada e nos mostra o caminho, Seu Filho amado, que veio ao mundo para encarnar a misericórdia do Pai. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mt 5,7)
Por misericórdia, o Senhor nos criou e nos honrou. Somos criados à Sua imagem e semelhança, mas O traímos, e Sua misericórdia foi ao nosso encontro no abismo do pecado. “Com amor eterno, Me compadeci de ti” (Isaías 54,8)
A contemplação da misericórdia divina tem o poder de derreter a dureza do nosso coração intransigente, áspero, e Jesus vem com Seu amor infinito nos suavizar a ponto de nos levar a assumir uma atitude cheia de bondade para com os irmãos.
Formar-se na misericórdia
Ora, se a característica do amor de Deus para com os homens é a misericórdia, como poderá os cristãos, filhos de Deus, amar-se mutuamente sem misericórdia? Jesus apresenta o preceito do amor no Sermão da Montanha, precisamente sobre este aspecto da misericórdia.
“Amais os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, abençoai para os que vos odeiam, abençoai os que vos amaldiçoam” (Lc 6, 27-28).
Sem este sinal profundo de indulgência e de longanimidade, o amor não pode durar muito tempo entre nós.
Somos frágeis, mas, por diversas vezes, apanhados pelo orgulho e a soberba, e nos esquecemos de perdoar o nosso semelhante: “Perdoar até setenta vezes sete” (Mt 18,22).
Deus nos ama, e usa para conosco da Sua misericórdia. Desta mesma forma, devemos amar uns aos outros. Lembremos que, quanto mais misericordiosos, mais facilmente alcançaremos a misericórdia.
Formar-se na misericórdia do Senhor é deixar-se moldar por esse Amor que não pensou em Si mesmo, mas que venceu a morte para nos libertar de toda a escravidão do pecado.
Maria Rosangela Pereira
Comunidade Canção Nova