Foi Maria quem tudo fez

A frase já conhecida por muitos – “Foi Maria quem tudo fez!” – foi dita por São João Bosco, e hoje se faz presente na vida de todos os missionários e na história da Comunidade Canção Nova.

Foi Maria quem tudo fez

Créditos: Tangkwa_Nikon by Getty Images /

Aprendemos com Monsenhor Jonas Abib que “o Pai confiou a Ela o cuidado da Canção Nova. É Ela quem nos conduzirá à plena realização da missão, para a qual o Pai nos criou Canção Nova”.

Desde pequeno, aprendemos que temos uma mãe na Terra e uma Mãe no Céu. O sono de criança era sempre embalado pela canção “Mãezinha do Céu” até realmente aprendermos a rezar e a amar Nossa Senhora de verdade. O detalhe é que as curvas da vida nos afastam de toda a essência que brota ainda no berço de nossos quartos, quando a voz inconfundível e meiga de nossas mães cantavam essa oração a Maria.

Nos documentos deixados para a Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib nos ensina: “Quando temos um relacionamento aberto com Nossa Senhora, as coisas ficam mais fáceis. As tranqueiras que estão por cima caem. Por consequência, tudo o que estava por baixo, enterrado e trancado a sete chaves, acaba vindo à tona”.

Foi Maria quem tudo fez

Talvez por ela ter aceitado ser Mãe de Jesus e nossa Mãe, as coisas se tornaram mesmo mais fáceis. E quanto mais eu converso com Maria, mais íntimo eu me torno dela e ganho a liberdade de pedir sem medo sua intervenção materna para os mais variados problemas e dificuldades que surgem em minha vida.

Monsenhor Jonas também nos deixou escrito que: “Maria sabe o que está estragado e infeccionado dentro de nós. Como Mãe, ela usa de pedagogia, sabendo a hora e o jeito. As pessoas e até mesmos os psiquiatras não sabem, correm o risco até de nos machucar, mas ela sabe como fazer. Pedagógica e amorosamente, sem nos ferir. Nossa Senhora é uma aliada maravilhosa para nossa cura interior.”

E quem de nós não têm feridas para serem curadas em nosso interior, não é mesmo? A rapidez no processo de cicatrização de toda ferida aberta pela vida e pelas pessoas que fazem parte desse trajeto, quem define é o ferido e não quem tenta tratar a ferida aberta. Sou eu quem defino se permaneço com as dores da ferida ou se uso os anestésicos necessários para que cada fragmento aberto seja cicatrizado.

O perdão é o remédio pra muitas dores

São as minhas respostas que falarão mais alto em cada processo de perdão e cura interior que viverei até a minha passagem desse mundo. Por isso eu não posso perder tempo nem “frear” um perdão liberado por quem se arrependeu de ter me ferido gravemente. Não tenha dúvidas de que o perdão é o remédio pra muitas dores. E de dores Nossa Senhora entende muito mais que todos nós juntos.

Portanto, peçamos a Maria – “Foi Maria quem tudo fez!” –, que aprendeu a retirar cada espinho e cada espada transpassada em seu coração, desde a morte de Jesus, até a morte mais recente de um filho amado seu, que ela possa caminhar conosco e nos ensinar a amar e perdoar quem nos feriu. “Fazei o que ele vos disser”. (Jo 2,5)

Deus abençoe você!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova

Wallace Andrade