Fique firme

Fique firme. Aliás, uma das coisas que agrada a Deus em relação a nossa oração, segundo São Tomás de Aquino, é que ela seja perseverante. Podemos resumir dizendo: Fique firme! Não desista de rezar, não desista de pedir, não desista de tentar.

Fique firme

Créditos: alexey_ds by Getty Images

Mas à medida que Deus não cede aos nossos pedidos de imediato, embora fiquemos firmes na oração, Ele também pode realizar muitas coisas em nosso interior: Primeiro, faz com que reavaliemos nossos pedidos. O que tanto ansiávamos e era tão urgente, permanece mesmo sendo necessário? Ou foi um desejo de momento, uma intenção “fogo de palha”?

Segundo, faz com que percebamos nosso verdadeiro relacionamento com Deus: Como eu reajo a um aparente “não”? Comporto-me como se tivesse sido passado para trás? Deixo transparecer que eu sei mais do que Deus e que as minhas decisões são o que importam? Como criança, faço birra por minha oração não ser ouvida prontamente?

Meu pedido não foi ignorado

E, finalmente, ajuda-nos a nos submeter verdadeiramente ao Criador. Como diz Santo Agostinho, “O que é bom para o doente, mais sabe o médico do que o próprio doente”. Preciso permanecer firme e confiante de que Deus, que sabe o que é melhor para todos, conduz a providência com absoluto amor. Meu pedido não foi ignorado ou desprezado, mas ajustado à sabedoria de Deus que rege todas as coisas.

Fique firme na oração

Por isso, antes de se desesperar, fique firme! Antes de desistir, permaneça em constante oração! Entenda que Deus também realiza na espera, também age na aparente falta de interação conosco.

Santa Elisabete da Trindade confia essa dor confiante em uma de suas cartas: “Tenho a sensação de que já não é mais um véu que o oculta de mim, porém uma compacta muralha. É muito doloroso, depois de tê-lo sentido tão perto! Mas eu estou pronta a permanecer neste estado durante todo o tempo em que meu Bem-Amado houver por bem deixar-me, porque a fé me diz que ele ainda está e sempre estará ao meu lado.”

É essa confiança neste Deus que não falha, mesmo quando parece “escondido”, que deve nos manter firmes na fé, vivendo de esperança e promovendo a caridade que vem de Deus e se derrama em nossos irmãos.

Seu irmão,

Flávio Crepaldi

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Flávio Crepaldi