Fazer grandes coisas por amor a Deus. A Sagrada Escritura narra um episódio muito curioso quando Jesus olha para cima e vê algumas pessoas ricas colocando suas ofertas. Ele nota uma viúva pobre colocando duas pequenas moedas e diz:
“Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros; pois todos esses outros fizeram oferendas de sua riqueza excedente, mas ela, de sua pobreza, ofereceu todo o seu sustento. Lucas 21, 1-4
Ela, realmente, deu mais do que todo o resto? De acordo com Jesus, sim! Então, como pode ser isso? Essa passagem do Evangelho nos revela como Deus vê nossa doação em comparação à “visão mundana”.
O que é dar com generosidade? É sobre quanto dinheiro temos ou é algo mais profundo, algo mais interior? Certamente, é a segunda opção.
Fazer grandes coisas
Dar, neste caso, refere-se a dinheiro. Mas isso é simplesmente uma ilustração de todas as formas de doação que somos chamados a dar. Por exemplo: somos chamados a dar o nosso tempo e os nossos talentos a Deus para o amor dos outros, para a edificação da Igreja e para a difusão do Evangelho.
Olhe a partir desta perspectiva. Considere a doação de alguns dos grandes santos que viveram vidas ocultas. Santa Teresa de Lisieux, por exemplo, deu sua vida a Cristo de inúmeras maneiras. Ela vivia dentro das paredes de seu convento e tinha pouca interação com o mundo.
Portanto, do ponto de vista mundano, ela deu muito pouco e fez pouca diferença. No entanto, hoje, ela é considerada uma das maiores doutoras da Igreja, graças ao pequeno presente de sua autobiografia espiritual e ao testemunho de sua vida.
O olhar de Deus está sobre você
O mesmo pode ser dito de você. Talvez não seja alguém que está ocupado com o que parecem ser pequenas e insignificantes tarefas diárias como cozinhar, limpar, cuidar da família e afins que ocupe o seu dia. Ou talvez seu emprego ocupe a maior parte do que você faz todos os dias e descobre que tem pouco tempo para “grandes” coisas oferecidas a Cristo. A questão é realmente está: como Deus vê seu serviço diário?
Reflita, hoje, sobre seu chamado na vida. Talvez você não seja chamado para sair e fazer “grandes coisas” de uma perspectiva pública e mundana. Ou talvez você nem faça “grandes coisas” visíveis dentro da Igreja. Mas o que Deus vê são os atos diários de amor que você faz da menor das maneiras.
Abraçar seu dever diário, amar sua família, oferecer orações diárias são tesouros que você pode oferecer a Deus todos os dias. Deus tudo vê, e o mais importante: Ele vê o amor e a devoção com que você os faz, aqui está o real sentido do “fazer grandes coisas” sob a perspectiva do Evangelho de Jesus Cristo.
Portanto, não ceda a uma noção falsa e mundana de grandeza. Faça tudo por amor a Deus que vê a reta intenção do seu coração. Sendo assim, o que é pequeno torna-se grande sob o olhar do Senhor.
Deus abençoe você!
Kaíque Duarte
Comunidade Canção Nova