São Francisco de Assis deixou como herança para o mundo, além do seu testemunho de santidade, uma oração belíssima que evoca a intenção de propagar a paz nesse mundo.
Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
(Trecho da oração de São Francisco de Assis)
Como ser instrumento de paz em um mundo repleto de guerras e indiferenças?
É essencial, acima de tudo, fazer uma experiência pessoal com o amor por excelência, a pessoa de Jesus Cristo e, a partir daí, levar o amor através da sua própria vida em atos concretos.
Todo início de ano, temos a tendência natural de estipular vários projetos para o ano que se inicia, porém, logo com o passar do tempo, diante dos desafios e até mesmo derrotas, desistimos e desanimamos. Assim também acontece quando falamos de semear a paz nesse mundo, acabamos parando diante das dificuldades e escolhemos ficar no negativo.
Hoje, convido você a, de mãos dadas com São Francisco de Assis, levantar a cabeça diante das guerras na sua família, na sua casa, trabalho ou no mundo, e dar passos concretos.
Recomece sempre que necessário!
Recomeçar é possível para toda pessoa que tem o desejo de acertar, e por isso a paz no mundo traduzida em tantas músicas conhecidas começa dentro de nós. É preciso, acima de tudo, cultivar o amor, a paz e a esperança dentro de si, e assim acontecerá um transbordar desses dons por onde você passar, pois o amor nunca poderá ser retido mesmo diante de muralhas.
Nada pode nos separar do amor de Deus, nos ensina São Paulo. Nesse momento, a primeira coisa a se fazer é buscar alimentar o seu coração e a sua alma com a experiência pessoal com a pessoa de Jesus Cristo. Deseje isso acima de todas as coisas e tudo mais virá como consequência.
Deus te abençoe!
Saulo Macena