Pelo Santo Batismo você é chamado a seguir a Jesus Cristo de acordo com seu estado de vida. A alma que se coloca numa atitude de “escuta”, certamente, não ficará sem resposta. “Falai Senhor, Vosso servo escuta!” O chamamento do Senhor é desconcertante. Com disposição, esteja disposto a entregar tudo, para que Ele seja o Tudo em sua vida.
Não olhe para as coisas passadas, pois o que o Senhor reserva para você é algo grande demais, somos incapazes de tocar com nossas próprias mãos.
A maior riqueza de quem realmente se deixou conduzir por Deus é a sua real pobreza; é a certeza de que Ele é o Autor de tudo e nada somos sem Ele.
Esteja pronto para responder ao chamamento do Senhor e encontre “sentido” em sua vida fazendo a vontade de Deus, nisto consiste a verdadeira alegria! “Falai, Senhor, Vosso servo escuta!”. Esta atitude de “escuta” lhe dará condições para discernir a voz do Senhor, em meio a tantas vozes que querem nos confundir.
Nas Sagradas Escrituras, vemos que Deus chama o jovem Samuel, que só reconheceu que era o Senhor, depois de recorrer ao sacerdote Heli, esse o instrui na maneira de como havia de comportar-se. “Se te chamar outra vez, responde: “Falai, Senhor; Vosso servo escuta” (1 Sam 3,9). Quantas vezes o Senhor o chamou? É esse o momento de dar-lhe uma resposta concreta.
Quando Deus chama diretamente qualquer pessoa em particular, quer que esta recorra à Igreja para ser instruída para o sentido do seu chamado e ela tem a missão de reconhecer e interpretar as inspirações divinas. A Igreja é mãe e acolhe os filhos.
Sobre isto, São João Paulo II nos orienta: “Ao conformarmos a nossa vida com a Sua, vivendo como Ele no amor, adquirimos a verdadeira liberdade para respondermos à nossa vocação” (São João Paulo II).
Ele te chama! E, sem medo algum, apresente-se em prontidão e disponibilidade, atendendo ao chamado de Deus. Diga ao Senhor, com generosidade: “Falai, Vosso servo escuta!”.
Com carinho e orações,
Maria Rosângela da Silva Pereira.