Eu rezo e nada acontece! Quem nunca teve a sensação de que, embora reze, suas orações não são ouvidas? Na tempestade da nossa vida, Jesus dorme serenamente no barco (Mc 4, 35-41) e, entre as nossas aflições, perguntamos a Ele: “Mestre, não te importa que pereçamos?”.
Ao acordar, agindo sobre o vento e o mar, logo após sua censura, volta-se também para nós: “Acaso não tendes fé?”.
Então, reflita um pouco sobre a oração. Por vezes, o que pedimos não é tão importante assim. Agimos como crianças mimadas que pedimos a Deus para fazer nossas “vontadezinhas”: “Não quero isso, quero aquilo! Faça assim, do jeitinho que eu estou pedindo, do seu jeito não serve! Senhor, eu sei o que é bom… Resolva isso, faça assim, ajude deste modo, seja meu assistente”.
Eu rezo e nada acontece
Em outros momentos, agimos com seriedade e pedimos a Deus conversão, fé, virtudes, santidade. Mas, de novo, gostaríamos que o Deus, que tudo pode, nos formasse, curasse, santificasse, sem exigir muito do nosso esforço pessoal. “Ah, Senhor, faz aí, vai… Estou pedindo coisas boas”. Esquecemos que, como bem alerta São Tomás de Aquino, Deus também se utiliza das injustiças do mundo para formar os santos na paciência!
Por último, devemos sempre lembrar que a oração é uma arma espiritual para fins espirituais. Isso quer dizer que ela sempre é eficaz, mas, surpreendentemente, nem sempre vemos seus resultados no mundo. Nem sempre conquistamos o que pedimos e pensamos: “Eu rezo e nada acontece!”, assim como os discípulos olharam para o Mestre dormindo e pensaram: “Vamos morrer e Ele não faz nada!”.
Deus está ao nosso lado
O Deus, que parece dormir, está ao nosso lado, está ao nosso alcance. Ele tem poder sobre a tempestade, sobre o vento e sobre as ondas e, vez por outra, nos tira de grandes enrascadas, nos faz grandes milagres, mostra que nos ama com o amor misericordioso de quem cuida dos detalhes.
Que pena que, logo após, precise também nos chacoalhar e dizer: “Acaso não tendes fé?”. Preciso fazer tudo isso para você lembrar da alegria que é estar ao meu lado?
Seu irmão,
Flávio Crepaldi