Esperança, fio condutor da vida

É na esperança que começa e termina o desenrolar da vida humana

Quando se perde a esperança, perde-se o único fio condutor capaz de se reinventar, de fortalecer-se e levantar. É na esperança que começa e termina o desenrolar da vida humana. Somos, todos os dias, assaltados por uma enxurrada de situações que querem nos paralisar e nos fazer desacreditar na força e beleza da vida, dizendo que nada tem sentido, nada muda ou que não seremos capazes de alcançar metas e sonhos. Não! Isso não é verdade!

Paulo diz aos Romanos que é na esperança que fomos salvos. O fidei depositum (depósito da fé) nos ajuda a entender, por meio da encíclica Spe Salvi, que o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceito, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros dessa meta, se ela for tão grande que justifique a canseira do caminho.

A fé na esperança é fonte abundante de água limpa que fortalece o homem. Somos, então, provocados a dizer para nós mesmos: não deixe que vos roube a esperança! Retome o sentido primeiro da sua vocação, retome o sentido primeiro pelo qual você deu o ‘sim’ no casamento! Retome os propósitos profissionais, libere o perdão para aquele que o fez mal, retire a mágoa que tomou conta do seu coração, ou até mesmo o excessivo medo da doença que veio o visitar. Para todas essas coisas, diga: “A minha confiança está em Deus!”.

O segredo é não retroceder nem parar! É continuar e caminhar sempre para frente. A oração do cotidiano é uma ferramenta indispensável para nos ajudar a seguirmos firmes. Rezemos: “Senhor Jesus, eu confio em ti! Nem a morte, nem a tribulação, nem o medo, tão pouco os desafios me farão desacreditar que me conduz e que me deixará sozinho. Vem, Espírito de Deus! Vem, Espírito Santo e inflama o meu ser da verdadeira esperança. Amém!”.

Deus abençoe
Ricardo Rezende

Confira também:
.:Como manter a confiança diante das dificuldades
.:Vivamos na esperança dos céus novos e da terra nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Ricardo Rezende