Escuta Israel!

“Escuta, Israel! O Senhor, nosso Deus é o único Senhor! Amarás ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Dt 6, 4-5).

“Escuta, Israel, Deus está dentro de nós, e, quando ouvimos este chamado, precisamos sair de uma vida onde éramos escravos, mortos e não percebíamos. 

Mas, um dia, a Sua voz ecoou dentro de nós com um toque de carinho… Deus, amor infinito, eternamente feliz em Si mesmo, não precisa do nosso amor e, no entanto, aceita-o.

Deus, quando nos criou, nos deu a graça desta participação da Sua caridade infinita. Esse amor é Seu, pertence-Lhe. Deus sente ciúmes, quere-o, defende-o.

Créditos: pcess609 by Getty Images

Como retribuir por tanto bem? Ora, o amor que veio de Deus para você, deve subir de “você para Ele”. Penso que foi exatamente por isso que Jesus apresenta o preceito do Amor não só como o primeiro, mas como o “maior de todos”.   

Não há outro mandamento maior do que esse nem que exija maior respeito do que aquele que é devido a Deus. Não há maior amor como o de Deus que possa nos conceder a felicidade. Fora de Deus não há vida plena. 

Se, hoje, você pôde despertar, é porque Deus o criou por amor e, por amor, o mantém na existência e o chama a participar da Sua própria vida e glória. Como é bom o amor de Deus em nós, sou amado por Deus, Ele sabe quem sou. Carregamos uma extrema necessidade do amor de Deus, de por Ele amar; e nisso consiste a vida e a  felicidade eterna. 

Santo Agostinho nos diz: “Vós nos fizestes para vós, e o nosso Coração não descansa até que descanse em Vós”.  

 

“Escuta Israel”, o mandamento do amor é o centro da vida cristã. Descanse n’Ele e ame-O de volta!

 

Com carinho e orações, 

Maria Rosângela da Silva Pereira  

Maria Rosangela Pereira