Em Cristo, sou criatura nova. Essa afirmação nos leva a questionar em algum momento da nossa vida: O que sou chamado a ser? O que devo fazer? Qual a minha missão? Para essas perguntas e outras mais, a resposta está naquele que nos faz nova criatura, Jesus Cristo.
Em Cristo, sou criatura nova
Antes de ser uma criatura nova, o homem, em relação a Deus é ofensor, devedor e culpado. “Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo, por Cristo, e nos confiou o ministério dessa reconciliação.” (II Cor 5,18)
Como por nós mesmos não podemos nos reconciliar com o Senhor, compete ao próprio Deus reconciliar-nos consigo mesmo, e Ele o faz por meio de Cristo, que carrega as nossas culpas para que sejamos perdoados. Só assim o homem perdoado volta a ser inocente. A reconciliação concedida pelo Senhor é tão radical, que equivale a uma nova “criação”. O homem simplesmente responde à oferta removendo obstáculos e aceitando o chamado de Sua voz. Sendo assim, “Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O que era antigo passou; eis que se fez novo” (2 Cor 5,17).
O centro da nova criação é o homem novo
Cristo é o doador do nosso ser e imprime uma identidade que nos configura ao Seu ser nos dando uma missão de santidade para que comuniquemos aos que ainda não viveram a experiência com o Senhor. Cristo é a solução para os desequilíbrios que nascem do coração do homem.
Entretanto, tudo isso parte de um chamado, assim como aconteceu com Seus discípulos, os santos e tantos outros que ouviram a voz de Cristo em algum momento de dor ou de amor. O centro da “nova criação” é o “homem novo” criado em Cristo para uma vida nova.
Enquanto, no nosso interior, existe um combate para uma vida superior, mesmo sendo fraco e pecador, realizando muitas vezes aquilo que não queremos, o Senhor nos chama e nos perdoa.
Cristo nos faz homens novos, criaturas novas. A experiência do chamado de Cristo é a reconciliação transformadora com Ele.
Que Cristo Jesus, o homem perfeito, nos eleve à sublime dignidade de homens novos para o Mundo Novo!
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova