Eficazes na evangelização, seguindo o exemplo missionário de Barnabé na Igreja primitiva. Neste mês dedicado às missões, reflitamos sobre a vida dos precursores na evangelização: os apóstolos, em especial, Barnabé. Você conhece o exemplo missionário de Barnabé na Igreja primitiva?
Segundo a Tradição transmitida por Eusébio de Cesareia, Barnabé estava entre os 72 discípulos enviados por Jesus em missão para evangelizar (cf. Lc 10,1). Nos Atos dos Apóstolos, temos relatos sobre a presença do apóstolo:
“ A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo era posto em comum. Entre eles, ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam e traziam o dinheiro e o depositavam aos pés dos apóstolos. Depois era distribuído conforme a necessidade de cada um. Assim fez José, que os apóstolos chamavam de Barnabé (que significa filho da consolação). Era levita, natural de Chipre. Ele possuía um campo, vendeu-o e depositou o dinheiro aos pés dos apóstolos” (At 4, 32.34-37).
Barnabé e sua grande influência na evangelização
Seu papel foi de grande influência na primeira comunidade cristã, tanto que, embora não fizesse parte dos Doze, também era chamado de apóstolo. Após a morte de Estevão (At 7,54), houve uma grande perseguição contra os fiéis – Saulo devastou a Igreja (At 8,3).
Barnabé foi enviado a Antioquia pelos apóstolos e, ao chegar, viu a graça de Deus sendo derramada sobre a comunidade. Com alegria, “exortava a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. Pois ele era um homem cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor” (At 11,23-24).
Eficazes na evangelização
Barnabé acolheu Saulo após sua conversão, pois muitos desconfiavam daquele que, antes, perseguia os cristãos. Barnabé partiu para Tarso, e tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia, acolheu-o e inseriu na comunidade. Mais adiante, Barnabé encorajou Paulo em sua missão entre os gentios.
Sigamos o exemplo de Barnabé e sejamos eficazes na evangelização.
Sua irmã,
Cássia Duarte leal
Comunidade Canção Nova