Educar pelo exemplo

Educar pelo exemplo muito mais do que por palavras. Nossa vida cristã deve ser fundamentada e precisamos entender que todos nós sofremos e erramos, e isso é parte da experiência humana, estamos em constante aprendizado. O apóstolo Paulo nos traz este ensinamento através dessas palavras: “Para que, por nosso exemplo, vocês aprendam” (cf I Cor 4).

Educar pelo exemplo

Créditos: Choreograph / GettyImagens

Tem-se a ideia reduzida de que a maternidade é um papel a ser desempenhado ou uma série de tarefas a serem cumpridas, contudo, maternidade tem o seu trabalho, a sua tarefa, mas é muito mais do que isso: É amor, olhos nos olhos, carinho, afeto, admiração, acolhimento e, acima de tudo, uma oportunidade de, na medida que vamos “maternando”, somos curadas de situações vividas no nosso passado.

Educar pelo exemplo

Educar é um caminho de cura quando nós nos deixamos moldar e modificar aquilo que não nos faz crescer.

“Como poderão os filhos ser bons, se os pais não prestam? Só por milagre”. Com essa frase, Santo Afonso de Ligório resume a grave responsabilidade dos pais na formação da consciência de seus filhos. Como ensinou Nosso Senhor, “pelos seus frutos os conhecereis”. São muitos os nomes de santos que tiveram pais ou mães igualmente virtuosos: Santo Agostinho e Santa Mônica, São Gregório Magno e Santa Sílvia, Santa Catarina da Suécia e Santa Brígida…

As tarefas são inesgotáveis e não oferecem a nós a sensação de dever cumprido e realização. Mãe não é só o cumprimento dessas tarefas, mãe é muito mais do que isso. É aconchego e amor. Mãe é porto seguro e um grande testemunho para os filhos. Por isso, as mães são tão tentadas a deixar seus lares e a terceirizar a maternidade. E quando optam por esse caminho, muitas, não todas, acabam ficando insatisfeitas da mesma forma, pois não estão cumprindo aquilo que são chamadas a fazer.

Nós somos tudo que os nossos filhos precisam!

Nós somos tudo que os nossos filhos precisam, do jeitinho que somos! Com nossas lutas e nossas limitações! Sempre vamos errar, eles precisam ver em nós um modelo humano, que erra assim como eles, um ser humano que reconhece erros e pede perdão, pois, ao assumir uma falha e repararmos nosso erro, damos à criança o exemplo de agir da mesma forma quando ela agir de forma errada em alguma circunstância.

Que tal começar a nos tratar com mais gentileza? Atitudes como esta refletem no meio em que vivemos. Além do mais, educar pelo exemplo é o dever de todo o cristão para que não sejamos sinal de escândalo para ninguém.

Isso faz sentido pra você?

Andreia Cristina

Comunidade Canção Nova

Andreia Cristina da Costa Moura