É tempo de voltar para o Senhor

É tempo de voltar para o Senhor! Esse é o grande apelo à conversão que o período quaresmal nos faz. O caminho penitencial, por meio da vontade do Senhor, é garantia de purificação, libertação e salvação daquilo que o pecado estragou em nós. Deus sempre quer livrar e cuidar daqueles que ama, e se utiliza, inclusive, das penitências para curá-los.

É tempo de voltar para o Senhor

Créditos: urbazon / GettyImagens

É tempo de voltar para o Senhor!

Voltar para o Senhor requer mais do que fazer coisas boas; Ele nos manda ser bondosos e pacientes, assim como Ele é. E a quem é bondoso, nunca lhe faltarão as bondades do Senhor. Nada pode impedir aquele que ama de fazer o bem.

As penitências nos convidam a contrariar nossa própria vontade e nos privam de certas satisfações, pois isso faz bem ao nosso caráter. Podemos dividi-los em três grandes grupos: penitências gastronômicas, corporais e morais.

As penitências gastronômicas nos colocam dentro de um padrão bíblico de jejum. Você pode, por exemplo, trocar a carne por peixe, ovos; comer menos para sair da mesa com um pouco de apetite; eliminar doces, refrigerantes, chocolates etc.

Já as penitências corporais servem para nos ajudar a não perder o sentido do sacrifício ao longo do dia, a não relaxarmos. Sendo assim, devem ser pequenas e discretas, como dormir sem travesseiro, sentar-se apenas em cadeiras duras, rezar alguma oração mais prolongada de joelhos, cuidar da postura corporal e outras.

As penitências morais podem ser consideradas as mais importantes, pois nos levam a combater o pecado, dando novas respostas. Alguns exemplos são: não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus; moderar a frequência às redes sociais, celular e computador; fazer os serviços mais incômodos na casa e no trabalho, ajudando os outros; acordar mais cedo para fazer oração; reservar dinheiro para dar esmolas, mas sobretudo atenção aos mendigos etc.

As obras de misericórdia são atos de bondade e comunicam graças a quem as exerce!

As obras de misericórdia são atos de bondade. Elas tornam possível que todos pratiquem a caridade, conforme os recursos de cada um. A penitência nos ajuda a voltar para o Senhor e abre os reservatórios do céu! Faça a experiência de unir o jejum às obras de misericórdias e você verá milagres acontecerem. É tempo de voltar para o Senhor!

“Por isso, agora ainda – oráculo do Senhor –, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto. Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor, vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige.” (Jo 2,12-13)

Deus abençoe você!

Franciane Braz
Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Franciane Priscila Rosa Braz