É possível ser uma pessoa boa. O Senhor molda em nós a homem novo segundo o Seu coração. Ele quer nos ensinar a sermos dotados de boas ações, da prática das virtudes, das obras de misericórdias, onde palavras e pensamentos O refletem em nossa vida.
Sabendo da fragilidade humana, das inclinações e consequências do pecado original que carregamos, o Senhor mesmo diz “os que cometem pecado e iniquidade são inimigos de si mesmos.” (Tb 12,10), como pecador, que muitas vezes age na impulsividade, somos inimigos de nós mesmos, podemos correr o grande risco de fazer o mal a nós mesmos e ao próximo.
São Paulo alerta: “Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero” (Rm 7,19). A purificação da mulher nova, que caminha em santidade e em virtude, se dá justamente pelo autoconhecimento, pela mortificação, no sacrifício e com muita luta por fazer o bem.
É possível ser uma pessoa boa
O Senhor nos ensina, a seu exemplo, a sermos virtuosos e, nesse exercício, na prática do bem e da caridade, a buscar viver, como por exemplo, através das obras de misericórdia corporal e espiritual: dar de comer e beber a que têm fome e sede, dar pousada aos peregrinos, vestir os nus, visitar os enfermos e presos, enterrar os mortos, ensinar os ignorantes, dar bom conselho, corrigir os que erram, perdoar as injúrias, consolar os tristes, sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo e rezar a Deus por vivos e defuntos.
É possível viver uma vida honrosa
O Senhor me mostra que é possível viver uma vida honrosa, que contemple a sua presença restauradora, que viva uma vida em santidade, sendo virtuosa. Para isso, Santa Catarina de Sena vem afirmar: “É obrigação de todos edificar os demais com uma vida boa, santa e honesta”.
O Senhor se agrada do bem que fazemos com o próximo. São essas ações que exorcizam as intenções negativas e maldosas que trazemos em nosso interior.
Que, a exemplo de Santa Catarina de Sena, possamos ser pessoas boas, santas e honestas, comprometidas com a prática do bem. É possível ser uma pessoa boa.
Um abraço fraterno,
Bianca Senne
Comunidade Canção Nova