Com certeza, trazemos conosco muitos planos, ”mas é o Senhor quem dirige os passos” (Pr 16,9). Deus nos deu a liberdade para escolhermos, e isso se chama livre-arbítrio. O Senhor nos ama a tal ponto, que nos dotou da qualidade de escolha. Todos nós podemos fazer as nossas escolhas.
Deus quis “deixar ao homem o poder de decidir” (cf. Eclo 15,14). E por que Deus faria isso sabendo que o homem é voltado ao mal, ao pecado? Deus deixou ao homem o poder de escolha para que O procurasse espontaneamente. E somente na liberdade que Deus lhe deu poderá dirigir-se para o bem.
É o Senhor quem dirige seus passos
Em nossa liberdade dada por Deus em Seu infinito amor, encontramos as consequências. Podemos recordar a livre escolha de Adão e Eva, mas o poder de determinar o bem ou o mal não lhes cabia, mas sim somente a Deus (cf. Gn 2,16-17). A liberdade dada por Deus não é ilimitada, pelo contrário, a liberdade humana encontra a plena realização quando se encontra com a verdade, que é o Senhor quem dirige os passos.
Se é o Senhor quem dirige os passos, precisamos fazer alguma coisa? Claro que sim! Não podemos cair na ilusão de que podemos ficar sentados, tranquilos, achando que, nessa liberdade, Deus fará tudo por nós. Afinal, não posso pensar que se Ele dirige os passos, eu vou só pegar uma carona. Pelo contrário, Deus nos deu o volante para que, em nossa liberdade, cheguemos a Ele. O Senhor dirige os passos de nossa vida a Ele, é esta a direção dada por Deus.
O objetivo é encontrar o Senhor
Tudo o que fazemos, planejamos e sonhamos precisa ser dirigido pela vontade de encontrar o Senhor. O objetivo é encontrar o Senhor. A liberdade dada por Deus também nos faz crescer mediante as boas escolhas que fazemos. Um exemplo disso é a parábola do tesouro escondido e das pérolas preciosas, aquele que as encontra vende tudo que possui para comprá-los (cf. Mt 13,44-46). A escolha de largar tudo é com o objetivo de encontrar o que é mais precioso.
Santo Agostinho tem uma frase muito interessante que diz: “Bene curris, sed extra viam”, quer dizer, “Tu corres bem, mas fora do caminho”. O Senhor não nos quer caminhando para o lado errado, mas para o lado correto. O Senhor quer dirigir os nossos passos e estar conosco, pois Ele é o caminho (cf. Jo 14,6).
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova