É Natal, um menino nos foi dado! “Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado maravilhoso conselheiro, Deus poderoso, Pai eterno, príncipe da paz” (Is 6, 9).
Que mistério profundo: O Verbo eterno de Deus confiou em Maria para ser a Sua mãe e a São José para ser Seu pai. O Menino Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, foi acolhido nesta terra numa família.

Créditos: Sofia Pallares / GettyImagens
Que graça também é saber que o Senhor quer que confiemos nesta Sagrada Família totalmente. Cada ser humano é tão limitado, confiamos e perdemos a confiança com facilidade, nos decepcionamos com as pessoas, somos traídos, humilhados, não compreendidos.
Ocorre que o Menino Deus e Seus pais, desde cedo, viveram esses sofrimentos. Mas, mesmo assim, permaneceram fiéis na confiança e na fé. Não se deixaram amargurar. E nos ensinam, com Seu exemplo, a ter esperança, a confiar na Providência divina e a ter um coração humilde e agradecido.
É Natal, um menino nos foi dado!
Maravilhoso é também saber que o Senhor nos deu esse ser humano totalmente digno de confiança e sem mancha do pecado, que seguramente nos conduz a Ele, a Virgem Maria. E que também nos deu um pai que intercede por nós no Céu, humilde, discreto, trabalhador, orante, protetor: São José.
Que responsabilidade, Virgem Maria, cuidastes tão bem do Menino Deus. E Ele aprendeu, na Sua humanidade, a cuidar de Ti e de nós! Cuida de mim também e me ensina a cuidar do Teu jeito, que é o jeito de Jesus. Confio em ti! Você é corajosa, você é fiel, você é livre nas mãos de Deus.
Ensina-me, Maria a buscar Suas virtudes!
Que honra São José, saber que o Menino Deus se deixou embalar nos seus braços e aprendeu contigo a ser um homem de verdade, amoroso, responsável, compassivo, justo e bondoso. Ensina-me a adorar o Menino Deus, a acolher a Sua boa-nova e a viver da Providência Divina, assim como Tu vivestes!
Que, pela intercessão de São José e de Nossa Senhora, vivamos com profundidade este mistério.
Um feliz e santo Natal a todos!
Tarciana Matos Barreto
Comunidade Canção Nova