Deus te quer como amigo. Logo nos inícios do Catecismo da Igreja Católica, há um capítulo que tem o seguinte título: O homem é “capaz” de Deus. Essa afirmação nos causa certa admiração. Como assim o homem é capaz de Deus? E o texto começa com estas palavra a seguir:
“O desejo de Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem para Si e só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que procura sem descanso.” (CIC 27)
É uma declaração da Igreja para mim e para você de que há em nós as condições de encontrar Deus. Tenho a certeza de que você concordará comigo no seguinte: Se Deus quiser e eu também quiser, nada poderá impedir, certo? Então, ter um relacionamento de amizade com Deus só depende de nós O buscarmos.
Deus quer nos revelar os Seus mistérios
Quando se fala de mistério nas Sagradas Escrituras ou na Doutrina Católica, devemos entendê-los como os desígnios de Deus que ultrapassam a capacidade humana de compreensão. Ou seja, o mistério deve ser contemplado mais do que compreendido racionalmente.
Deus deseja revelar esses mistérios a nós, como Ele mesmo disse: “A vós é concedido conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros se lhes fala por parábolas, de forma que vendo não vejam, e ouvindo não entendam.” (Lc 8,10)
Deus te quer como amigo
Não é difícil, meu irmão, minha irmã, ter uma amizade com Deus. É, primeiramente, vontade d’Ele e não sua. Ele é quem toma a iniciativa, Ele é quem colocou o desejo em nosso coração, Ele é quem sempre vem à nossa procura. Ele disse: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi…” (Jo 15, 15-16)
Que tal retomar a sua amizade com Deus hoje? Mais uma vez, Ele está à sua procura. Mais uma vez, Ele lembra você do desejo que está em seu coração. Mais uma vez, Ele quer você como amigo e quer revelar-lhe os Seus mistérios de amor.
Seu irmão,
Deividson Francisco