Deus se revela aos seus discípulos na intimidade, e um precioso momento para isso é a adoração. Quem é discípulo do Senhor tem os ouvidos atentos à sua voz.
Deus se revela aos discípulos na intimidade
Lembro-me de uma vez acordar com a intuição de que o Senhor me pedia para invocá-Lo porque Ele queria falar comigo. Grande foi a minha surpresa quando, após uma oração motivada por esse convite interior, Ele me responde com a seguinte passagem:
“Invoca-Me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras”( Jer, 33,3).
Nessa experiência, entendi que Deus não queria deixar sem respostas as perguntas que lhe fazia sobre as realidades pelas quais eu passava. É na intimidade da oração e nos fatos que vivemos que o Senhor fala conosco. Precisamos estar atentos para ouvi-Lo. Sendo assim, a adoração é um meio de escutá-Lo.
Como ouvir o Senhor na intimidade
Seja em uma oração mental, vocal ou entre cantos, nossos ouvidos precisam estar voltados para Deus. É importante também que, em nossa adoração, haja um momento efetivo de silêncio, a fim de que ressoe, dentro de nós, a voz de Deus que fala à nossa consciência, que responde às nossas inquietações e questionamentos ou confirma as intuições.
Um risco grande que corremos é o de sair da adoração como se nada tivesse acontecido, é falar em demasia e não dar espaço para Deus. Isso não quer dizer que não possamos verbalizar, cantar ou orar em voz alta.
Para dialogar com Deus
A intimidade começa quando fazemos tudo isso, meditando sobre cada coisa que dizemos e também nos calando para contemplar o Senhor, deixando que Ele tome os nossos pensamentos e nos conduza à escuta. Outro risco é o de nos dispersarmos com coisas externas, relacionadas ao ambiente: objetos, pessoas, barulho etc. Nesses momentos, é necessário deixar que toda distração faça parte da oração, entregando tudo que possa impedir o nosso diálogo com Deus.
O Senhor nos fala a todo tempo e segue à espera de ouvidos atentos que O escutem na intimidade e respondam com a vida aos seus apelos de amor.
Que, neste dia, você faça a experiência de estar na presença de Cristo, evitando qualquer tipo de dispersão interna ou externa, que venha a te tirar dessa doce presença, porque, de fato, Deus se revela aos discípulos na intimidade.
Elane Gomes
Comunidade Canção Nova