Deus nos responde no mais íntimo de nosso coração. No entanto, quantas vezes fizemos perguntas e não obtivemos respostas? E, por não encontrarmos a solução que esperamos, vamos buscando — em situações, pessoas, lugares, coisas —, algo que atenda o clamor interior como resultado ao que queremos ouvir.
No final de tudo, não era o que precisávamos, e sim o que queríamos, pois não procuramos as respostas no lugar correto. Deus nos responde e nos torna capazes de escutar e corresponder à Palavra divina.
Deus nos responde
Quando Jesus vocacionou seu discípulo Natanael, foi reconhecido o lugar em que ele se encontrava. Vale lembrar que Filipe convida Natanael para conhecer Jesus e a resposta dele foi: “De Nazaré pode sair algo de bom? Pode vir algo de bom daquele lugar?”.
Mesmo assim, Natanael queria conhecer “aquele” Jesus do qual tantos já comentavam. Nosso Senhor o acolhe com estima; Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz:
“’Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade’” (Jo 1,47). Ao ouvir isso, Natanael indaga: ‘De onde me conheces?’” (Jo 1,48).
A resposta de Jesus faz uma leitura dos questionamentos daquele homem que procurou soluções em situações, pessoas, lugares e coisas que não eram o Senhor: “Natanael, antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”. (cf. Jo 1,45-48)
Mesmo que procuremos respostas em todos os lugares do mundo, ao nos encontramos com o Senhor, Ele nos dirá: “Eu te vi em todos os lugares do mundo”, Deus nos responde e nos alcança com a sua Palavra. Da mesma forma que o Senhor viu aquele homem debaixo da figueira, quem sabe, pedindo algo no segredo do seu coração, Deus o respondeu quando foi procurado no lugar certo.
A Palavra divina introduz em nós o diálogo com o Senhor
O Deus que fala também nos ensina como podemos falar com Ele. E, ao falarmos, Ele nos responde. A Palavra de Deus é a resposta aos nossos questionamentos e satisfação das nossas próprias aspirações, pois Sua palavra tem vida em abundância (cf. Jo 10,10).
Abra os olhos do seu coração e deixe-se tocar pela Palavra geradora de vida nova.
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova