Deus nos chama por amor. Aquele a quem Deus chama possui uma característica singular: o amor ao Senhor. Quando somos vocacionados por Deus, não significa que somos melhores ou temos algo a oferecer, isso acontece por causa da manifestação do Seu amor para conosco, é sempre uma iniciativa de Deus. Ele nos chama: “Vem e segue-me” (Mt 9,9)
Dar a Deus uma resposta de amor
Ao mesmo tempo, o próprio Deus trabalha em nós a resposta de amor que precisamos dar para com Ele. Deus nos chama por amor!
Um pássaro, quando se solta da armadilha, logo voa. Da mesma forma a alma, quando se solta de todo apego das coisas, logo voa para Deus, mas se está atada, qualquer cordão bastará para impedi-la de ir até o Senhor. O voo que o Senhor nos possibilita é o amor, amar a Deus. Entretanto não é tão simples assim quando se trata de um amor tão falho e instável como o nosso, pois somos infiéis e trocamos Deus pelas coisas com muita facilidade.
Deus nos chama por amor
Deus nos chama por amor e nos diz: “Eu sou o vosso Senhor, que com meu sangue abundante vos tenho readquirido não para abandonar-vos, mas para enriquecer-vos, tendo-vos resgatado a um alto preço. Como fugirei de quem me anda procurando? Voltei a face a quem me batia, e não voltarei a quem me adora? Como podem os meus filhos duvidar de que eu os ame? Ainda ando à procura de quem não me busca” (Santo Afonso de Ligório).
Diz Santa Tereza D’Ávila que “quem quer tornar-se santo deve viver sem ter outro desejo além de fazer gosto a Deus”. Já observou que os danos da alma como: amor próprio, inveja, soberba, orgulho, vaidade, provém do pouco amor que se tem por Jesus Cristo?
Amar a Deus sobre todas as coisas
Hoje, a Igreja celebra a memória de Santo Afonso Maria de Ligório, santo este que viveu “as práticas do amor a Jesus”. Convido você a rezar com Santo Afonso pedindo o dom do amor a Deus, Ele que nos chama para isso.
“Eu vos ofereço este meu coração ingrato: ingrato, mas arrependido. Pobre de mim que, para não perder uma breve satisfação, quis tantas vezes perder a vós, bem infinito. Meu Jesus, no inferno não poderei mais amar-te, mas quero sempre amar-te. Meu amado Salvador, salva-me, tem-me contigo e não permitas que eu haja de perder-te novamente. Meu querido Redentor, a pena que mereço não me faz chorar tanto quanto o amor que me oferecestes. Eu, pelas ofensas que te tenho feito, não mereceria mais poder-vos amar. Meu Jesus, não quero morrer sem amar-vos. Agora vos amo acima de todas as coisas, amo-vos mais do que a mim mesmo, e consagro-vos todos os meus afetos. Vós que ora me dais este desejo, dai-me a força para executá-lo.”
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova