Deus cumpre o que promete. Um dos legados deixados por Monsenhor Jonas Abib a nós foi o método de estudo das Sagradas Escrituras que ele chamou de “A Bíblia no meu dia a dia”.
Nesse livro, que está disponível na Loja Canção Nova, o autor nos ensina, de maneira simples, mas muito eficaz, como viver uma verdadeira experiência pessoal com a Palavra de Deus. Um dos passos deste método é: anotar e marcar as promessas de Deus no trecho que foi lido.
Promessas que nem sempre se cumprem
No decorrer de nossa vida, fazemos a experiência de ouvir promessas de outras pessoas para nós. Quando uma criança recebe uma promessa de um adulto, seja ele quem for, e a promessa não é cumprida, gera-se nela uma decepção, uma desconfiança.
Infelizmente, em algum momento de nossa vida já vivemos essa experiência de decepção, que nos levou a não confiar. Especialmente quando nos tornamos adultos e as promessas que nos são feitas não são cumpridas, a decepção e a desconfiança podem se transformar em incredulidade.
Já não confiamos em qualquer promessa, e se confiamos em alguém, no momento em que essa pessoa falhar e não cumprir, também perdemos nela a confiança. E é assim mesmo, os homens e mulheres nem sempre são capazes de cumprir suas promessas, são falhos, assim como você e eu também somos.
E aqui é importante dizer que isso não é razão suficiente para perder a fé nas pessoas e no bem que são capazes de fazer. Há fraquezas presentes em todos nós, mas há também muita gente que luta para fazer o bem sempre.
Promessas que se cumprem
Quando tomamos a Palavra de Deus para estudar, rezar ou simplesmente ouvir, não podemos nos esquecer de que estamos diante da Palavra de Deus. Vou repetir: diante da Palavra de Deus. Lembre-se sempre disso. Não são palavras de homens ou mesmo de anjos, são Palavras de Deus e elas sempre se cumprem.
Deus cumpre o que promete
Por serem promessas de Deus e promessas que sempre se cumprem, é tão importante anotar, marcar, guardar, decorar, transformar em música e tudo que o Espírito Santo inspirar.
Quando nos lembramos das promessas de Deus para nós, não corremos o risco de perder a esperança, o que seria o maior desastre na vida de uma pessoa, mas, ao contrário, lembrar de Suas promessas faz com que nossa alma se coloque de pé, coloque-se a caminho, retome a esperança.
Uma pessoa que se lembra das promessas de Deus e nelas confia faz isso porque sabe que Deus promete e cumpre a Sua promessa.
“Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4,4).
Portanto, viva como quem acredita, lembrando-se sempre das promessas de Deus. Ele cumpre o que promete.
Deus o abençoe!
Seu irmão,
Deividson Francisco