Curado pelo amor de Deus

 A experiência de ser curado pelo amor de Deus nos parece tão subjetiva, mas ao mesmo tempo tão possível, que requer uma visão espiritual a cada momento. É um momento único, pessoal, carinho de Deus para contigo e, especialmente, ser curado pelo amor de Deus envolve ainda uma proximidade maior com Ele.

Curado pelo amor de Deus

Créditos: Liubomyr Vorona / GettyImagens

Monsenhor Jonas Abib sempre nos alertou sobre a importância de estarmos atentos ao sublime e superior, visto que, muitas vezes, nossas certezas humanas e nosso desejo pelo concreto e imediato vão deixando de lado a beleza e a possibilidade de sermos curados em nossas feridas mais profundas.  Por vezes, ficamos mais focados naquilo que não é bom: defeitos, fraquezas, erros, pecados, caminhos tortuosos, impotências diante de uma situação, momentos de infidelidade, de crueldade de nossa parte. Ou seja, vamos amortecendo toda e qualquer possibilidade de nos vermos melhores ou abertos à cura.

Fazer uma boa revisão de vida

Se você tem vivido isso, faço-lhe um convite de revisão de vida: será que, muitas vezes, sua forma de ter sido criado, de perceber-se a si, tudo isso, não o tem direcionado a ver sempre o pior? A ver as falhas, as dificuldades, os defeitos e tudo mais? Ao vivermos dessa forma e com esse pensamento, vamos nos acostumando e até mesmo nos fixando a uma forma indigna de ser, e caindo naquele pensamento: “Ah, já estou todo errado mesmo, então, não tem mais jeito.” E é justamente aí que somos convidados a viver uma nova vida, de uma nova forma, com um carinho que só Ele pode nos dar.

As formas de viver a vida foram nos dirigindo a nos tornarmos descrentes da possibilidade de sermos curados pelo amor de Deus. Acostumamo-nos a perceber um Deus punitivo e vingativo, que nos afasta da possibilidade de uma vida nova e renovada por Seu amor, e que nos deixa à margem do sofrimento e da impossibilidade de voltar aos Seus braços paternos.

 Curado pelo amor de Deus 

Pedro negou Jesus por três vezes, e, tocado pelo amor de Deus, pôde ser curado. O filho pródigo voltou aos braços do pai, curado pelo amor do Pai. Paulo tornou-se um novo homem.  José no Egito clamou a Deus… o paralítico, o cego, a samaritana. Tantos e tantos exemplos bíblicos nos levam à beleza de sermos curados pelo amor d’Ele.

Permita-se ser amado verdadeiramente por Deus. Não importa onde você parou, o que viveu, mas o que deseja viver daqui para frente. Acredite que uma obra nova pode ser feita em sua vida, mesmo que, num primeiro momento, possa parecer impossível. E se tudo isso parece muito distante para você, comece reconciliando-se com Deus, com aqueles que feriu, com os comportamentos que o limitam.

A caminhada de cura nos permite viver melhor!

E para contribuir um pouco mais com a reflexão desta quarta-feira, lembro a você: Deus é amor (1 Jo 4,8), e Seu amor é altruísta, acolhe as limitações e as necessidades daquele que O busca, pois manifestou Seu amor, enviando Seu único Filho, Jesus, para morrer no lugar dos pecadores (1 Jo 4,9-10). A caminhada de cura permite que possamos viver melhor, de forma mais autêntica, verdadeiramente felizes e agradecidos pelas obras de Deus. Permita-se trilhar o caminho da cura e viver a experiência de ser curado pelo amor de Deus!

Um abraço fraterno!

Elaine Ribeiro
@elaineribeiro_psicóloga

Elaine Ribeiro dos Santos