Ao fazer o estudo da Palavra do primeiro livro de Samuel, chamou-me a atenção a figura de Saul. Ele foi o primeiro rei de Israel. Era um homem simples e bom. Tinha talentos, capacidades e foi escolhido por Deus. Acontece que, com o passar do tempo, apesar de obter graças e bênçãos de Deus sobre seu reinado, Saul começou a se desviar daquilo que Deus pedia. Foi alertado pelo profeta Samuel, mas insistiu em desobedecer em diversas ocasiões. Mas, em dois momentos específicos, eu pude perceber a prisão em que Saul havia se metido.
Saul, uma vez que desobedeceu às ordens de Deus e insistiu na desobediência, acabou por ser rejeitado como rei. Deus já não mais o queria como rei e, para esta missão, escolhera Davi. Davi era jovem quando foi escolhido, mas sua história foi se tornando conhecida e ele se transformou num grande homem diante dos homens e diante de Deus.
O que pode estar te aprisionando
Saul, enciumado, começou a perseguir Davi e queria matá-lo. Davi, ao contrário, sempre quis o bem do rei. Nesta perseguição, por duas vezes, Deus entregou Saul nas mãos de Davi, e, se quisesse matá-lo, poderia ter feito, mas Davi não o quis. Nas duas ocasiões, Saul reconheceu que Davi não queria fazer-lhe mal e que não era ameaça para ele. Mas, infelizmente, Saul estava preso em sua obstinação e teimosia. Sua insistente desobediência a Deus foi o aprisionando, de modo que não bastava mais ele reconhecer que sua perseguição a Davi era injusta. Saul estava preso. De imediato, veio a mim este questionamento: O que pode estar me aprisionando? Que pecados podem estar me deixando preso e obstinado, de modo que eu vejo e reconheço o que é bom, o que é justo e, mesmo assim, não escolho pelo bem?
Tem solução para este problema? Tem saída desta prisão? Sim. Tem. A solução e a libertação só pode vir por Cristo. “Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (João 8, 36).
Se você reconhece prisões em sua vida, clame a Cristo, meu irmão, minha irmã. Cristo pode te libertar.
Seu irmão,
Deividson Francisco