Para crescer é preciso ter a capacidade de resistir à dor e às perdas
Talvez, você ache o título, no mínimo, estranho, mas não é isso que acontece a cada dia? Perguntamo-nos: qual é o sentido de deixar? A partir dos 24 anos, perdemos mil células nervosas diariamente, as quais não serão mais recuperadas, queiramos ou não, é inevitável.
Quando crescemos, deixamos muita coisa para trás. Na idade adulta, já não temos os privilégios de criança. Uma vez casados, perdemos a liberdade de solteiro. Com a idade avançada, perdemos nossa capacidade, saúde e nossas responsabilidades. Se passarmos o tempo todo chorando por aquilo que deixamos, certamente nos tornaremos prisioneiros dele. Às vezes, temos receio de seguir Jesus por temer deixar alguma coisa. É, de fato, muito difícil renunciar a certos privilégios e bens que aparentemente nos trariam a felicidade humana. Muita gente prefere não seguir Jesus.
Diferente do mundo, Ele não nos iludiu. Para crescer, é preciso ter a capacidade de resistir à dor e às perdas. Só assim caminharemos em direção à maturidade, o que exige coragem de olhar para dentro de nós e identificar nossas potencialidades e fraquezas. Alcançando este degrau, conseguiremos algo além que a capacidade humana possa suprir, o que transcende qualquer realidade e nos eleva à completude.
Ele nos faz uma proposta: se aceitarmos renunciar ao pai, à mãe, aos filhos, aos irmãos, às irmãs e a nossa segurança, receberemos o dobro neste mundo (com perseguição); no outro, a VIDA ETERNA (Mc 10,29-31). Parece interessante, entretanto, requer fé.
Deus o abençoe!
Ricardo Rezende
Confira também:
.:Sete passos para ser fiel e crescer na vida de oração
.:Como podemos crescer na fé, esperança e caridade?