É preciso converter a mentalidade. Estamos caminhando neste tempo quaresmal, tempo de graça e, sobretudo, de conversão.
Nos dias de hoje, percebemos uma crescente mentalidade mundana, secular, que acredita que não precisa mais de Deus ou que nem sequer acredita mais n’Ele.
Onde isso pode nos levar, já sabemos: para longe de Deus e longe da salvação.
Diz-nos assim São Paulo: “Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mentalidade, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rm 12, 1,-2)
Não se conformar com este mundo
A mentalidade mundana, que rejeita a Cristo, nos leva a rejeitar também tudo o que é valor humano. Ora, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (cf Gn 1, 26) e Cristo é a perfeita imagem do homem segundo a vontade de Deus. Rejeitar Cristo é rejeitar a humanidade.
Valores como a vida (desde a concepção até a morte natural), a fé, a verdade, a família, começam a ser combatidos. A lista de valores que o mundo atual rejeita é imensa.
E é contra essa mentalidade que precisamos lutar. Como? É preciso converter nossa mentalidade.
Converter a mentalidade
“Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos.” (Is 55, 8-9)
Busque a graça do Espírito Santo para transformar sua mentalidade e assim entrar em conformidade com a vontade e os planos de Deus.
Como fazer isso? Pela oração, meditação da Palavra, pela escuta de Deus.
Pergunto: Com que frequência você se coloca em oração para ouvir a Deus frente às decisões e escolhas que precisa fazer? Você pergunta a Deus? Você compartilha seus planos com Ele e lhe pede a bênção? Você é capaz de mudar uma decisão se esta estiver contrária ao que é da vontade de d’Ele?
É tempo de oração. Reze comigo:
Converte, Senhor, minha mentalidade.
Que meu pensar seja iluminado pelo teu Espírito.
Que minha vida manifeste a graça de Cristo.
Que minha vida testemunhe que sou teu filho. Amém!
Seu irmão,
Deividson Francisco
Comunidade Canção Nova