Construir o reino é a exigência para cada cristão. Jesus adverte com seriedade aqueles que agem contra a Sua vontade divina. “Eu vos digo, a todo aquele que tem, mais será dado, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Agora, quanto aos meus inimigos que não me quiseram como seu rei, traga-os aqui e mate-os diante de mim” (Lucas 19, 26-27).
Primeiro, essa linha vem como a conclusão da parábola dos talentos. Cada um dos três servos recebeu uma moeda de ouro. O primeiro usou a moeda para ganhar mais dez; o segundo ganhou mais cinco; e o terceiro não fez nada, além de devolver a moeda quando o rei voltou. É este servo que é castigado por não fazer nada com a moeda de ouro que lhe foi dada. Em segundo lugar, quando o rei partiu para receber seu reinado, houve alguns que não o queriam como rei e tentaram impedir sua coroação. Após seu retorno como rei recém-coroado, ele chamou aquelas pessoas e as matou diante dele.
Construir o reino
Muitas vezes, gostamos de falar da misericórdia e bondade de Jesus e estamos certos em fazê-lo. Ele é gentil e misericordioso além da medida, mas também é um Deus de verdadeira justiça. Nesta parábola, temos a imagem de dois grupos de pessoas recebendo a justiça divina.
Primeiro, temos aqueles cristãos que falham em espalhar o Evangelho e falham em dar o que receberam. Eles permanecem ociosos com a fé e, como resultado, perdem a pouca fé que têm.
Em segundo lugar, temos aqueles que se opõem diretamente ao reinado de Cristo e à edificação de Seu Reino na Terra. Esses são aqueles que trabalham para a edificação do reino das trevas de várias maneiras. O resultado final dessa malícia é sua destruição total.
Em que grupo você deseja estar?
Reflita, hoje, sobre a seriedade do Evangelho. Seguir Jesus e construir o reino não é apenas uma grande honra e alegria, é também uma exigência. É um mandamento de amor de nosso Senhor e que Ele leva a sério.
Então, se é difícil para você servi-Lo de todo o coração e se comprometer a construir o Reino apenas por amor, faça-o pelo menos porque é um dever. E é um dever pelo qual nosso Senhor, em última análise, responsabilizará cada um de nós.
Deus abençoe você!
Kaíque Duarte