Conhecer para bem viver

Conhecer para bem viver é a medida para amar a Cristo. A Igreja propõe uma devoção tradicional para cada dia da semana. Hoje, em especial, Sexta-feira Santa, celebramos a Paixão e Morte de Jesus.

Conhecer para bem viver

Créditos: RomoloTavani by GettyImages.

Ó Cruz, única esperança!

Às segundas-feiras, a Igreja recorda, de modo especial, as almas do purgatório. Às terças-feiras, na tradição popular católica, são dedicadas aos Anjos da Guarda. A quarta-feira é o dia da semana em que a Igreja nos convida a honrar, com especial devoção, o castíssimo São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Ele que é Patrono da Igreja, das vocações e da cura interior, é um exemplo concreto de alguém que aprendeu a “conhecer para bem viver”, pois essa era a sua postura frente à vontade de Deus.

A quinta-feira é dedicada à Santíssima Eucaristia, por ser o dia em que Jesus a instituiu durante a Última Ceia. A quinta-feira é também o dia em que Ele ordenou os Seus apóstolos e estabeleceu o sacramento da reconciliação.

A sexta-feira recorda a Paixão de Cristo, dia em que Jesus entregou a Sua vida livre e inteiramente por nós.

O sábado é tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora, o que apresenta relação com o Sábado Santo, em que Ela se recolheu entre o seu terrível sofrimento pela morte brutal de Jesus e, ao mesmo tempo, a confiante espera por Sua ressurreição. Todo domingo, é desde os primórdios do cristianismo, “o Dia do Senhor”, consagrado a Jesus, que, nesse dia, ressuscitou dentre os mortos.

Conhecer para bem viver

Devemos fazer sempre o exercício de lembrar que as práticas de devoção são uma forma de demonstrarmos o nosso amor a Deus. Por isso, a necessidade de conhecer para bem viver: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 Jo 4,8).

Quanto mais amamos a Deus, mais O conhecemos; e, da mesma forma, quanto mais O conhecemos mais O amamos. Só assim nos tornamos capazes de viver plenamente a vontade do Pai.

Especialmente, hoje, Sexta-feira Santa, celebramos Sua Paixão e Morte. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para nós.

Você é convidado a adentrar no  Mistério da Crucifixão e Morte de Nosso Senhor!

“Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, Senhor Jesus. Porque, pela Vossa santa cruz, remistes o mundo.”

Seguimos rumo a Páscoa do Senhor!

Franciane Braz

Comunidade Canção Nova

 

Franciane Priscila Rosa Braz