Confiando na providência de Deus somos revestidos da força necessária para enfrentar as adversidades. A confiança é um dos pilares da fé, por meio dela depositamos no Altíssimo a nossa segurança e acreditamos em sua providência e misericórdia para conosco.
Tantas verdades multiplicam-se em nossos dias, tantas fontes de informação, tantos portos que se dizem seguros para ancorarmos nossa confiança, contudo, devemos nos acautelar, apenas Deus é o porto seguro onde podemos ancorar nossa segurança e descansar.
Somos convencidos de que temos respostas em nossa autossuficiência, contudo, o autor de Provérbios nos aconselha a não confiar em nossa própria capacidade: “Que teu coração deposite toda a sua confiança no Senhor! Não te firmes em tua própria sabedoria!” (Pv 3,5).
Confiando na providência de Deus
No momento em que escolhemos depositar a nossa confiança nos desígnios da divina providência, libertarmo-nos da carga que é tentar controlar todos os aspectos de nossa existência. É por intermédio dessa convicção que nos apercebemos de que há eventos que estão além de nossa esfera de influência, mas confiamos que Deus tem o controle de tudo e que nos guia em um caminho certo. O que significa que, quando nos deparamos com adversidades, temos a convicção de que Deus está presente ao nosso lado. A fé em Deus, por sua vez, nos permite ter esperança de um futuro melhor, mesmo em meio às adversidades.
A fé em Deus nos dá a esperança de um futuro melhor
n’Ele podemos encontrar consolo e alento quando confrontados com a dor e o sofrimento e, acima de tudo, a possibilidade de um recomeço. Essa fé nos dá força para seguir em frente, mesmo quando todas as circunstâncias apontam o contrário, quando nos faltam as forças e pensamos que iremos desfalecer.
É importante destacar que colocar a nossa confiança em Deus não significa nos afastarmos do mundo, mas fazer boas escolhas, tendo em vista a eternidade. “Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai” (I Jo 2,15).
A fé cristã nos chama a estarmos presentes no mundo, colocando em prática os valores do amor, da justiça e da misericórdia. Devemos fazer a nossa parte nesta terra, deixando um impacto positivo na vida daqueles que nos cercam e pondo em prática as mudanças que queremos ver em nosso mundo.
Além disso, a confiança em Deus não é algo que podemos construir sozinhos. Embora a autossuficiência seja valorizada em nossa sociedade, a verdadeira confiança só pode ser encontrada quando nos entregamos a um poder maior do que nós mesmos. A fé em Deus nos ajuda a encontrar um propósito maior em nossa vida e nos dá a confiança necessária para enfrentar os desafios que nos são apresentados.
A confiança em Deus nos torna resilientes e capazes de superar as adversidades
É confiando na providência de Deus que nos tornamos mais resilientes, capazes de superar adversidades e de seguir em frente, mesmo diante de grandes desafios. Ela nos dá a oportunidade de viver com alegria, paz e plenitude, mesmo em meio à dor e ao sofrimento. Ao depositarmos a nossa confiança em Deus, estamos entregando para Ele as nossas inseguranças e medos, permitindo que Ele nos direcione em segurança e amor.
Em síntese, a confiança em Deus é uma das maiores ferramentas que podemos ter em nossa vida. Quando aprendemos a depositar a nossa confiança em Deus, experimentamos uma vida mais tranquila, plena e significativa. Enquanto estivermos dispostos a colocar nossa fé em prática, podemos enfrentar qualquer desafio com confiança, sabedoria e paz.
Renove a sua confiança no Senhor e viva bem o seu dia!
Seu irmão,
Jonatas Passos