Confia ao Senhor as tuas obras

“Confia ao Senhor as tuas obras, e teus planos serão estabelecidos” (Provérbios 16,3)

Essa passagem nos convida a um processo de entrega e confiança verdadeira em Deus, entregando a Ele não apenas nossos grandes projetos, mas cada pequena decisão do cotidiano, dos maiores aos menores planos.

Crédito: francescoch / GettyImages

Nesse sentido, a ação de confiar ao Senhor nossas obras nos lembra também que precisamos alinhar nossas ações à vontade divina, na certeza de que Ele é capaz de transformar nossos esforços em frutos, nosso empenho em realização e cada entrega em um sentido maior, mesmo que as coisas não saiam como o planejado.

Quando confiamos nossa vida a Deus, vamos entregando, diariamente, o que fazemos, a começar pela oração. E quando assim refletimos, colocamos ainda mais uma reflexão: todo o discernimento também é acompanhado de ação, de sair de uma postura passiva e unicamente de espera. Confiar a Deus nossas obras não significa passividade, mas sim agir com responsabilidade, dedicação e discernimento, sabendo que nossas ações têm valor quando alinhadas com o bem maior e a justiça que Ele propõe. É reconhecer que nosso trabalho, nossa família, nossas escolhas profissionais e pessoais só encontram sentido pleno quando realizados como expressão de amor e serviço a Deus e ao próximo.

A confiança nos liberta da ansiedade e do medo do fracasso

Quando entregamos nossos projetos a Deus, aprendemos a descansar na certeza de que Ele está no controle, mesmo quando os resultados não são imediatos ou do jeito que esperávamos. Cada desafio se torna oportunidade de crescimento espiritual, cada esforço, um ato de fé.

De forma prática, estabeleça pequenas metas diárias e, antes de agir, dedique um momento à oração. Ao final do dia, reflita sobre suas escolhas e peça a Deus que continue guiando seus passos, confiando tudo a Providência Divina, nunca deixando de lado aquilo que lhe cabe.

Um abraço fraterno!
Elaine Ribeiro
Instagram: @elaineribeiro_psicologa

Elaine Ribeiro dos Santos