Como viver minha vocação?

Ao longo da vida, percebemos que Deus nos chama a uma vocação específica, mas frequentemente nos perguntamos: como viver minha vocação?

Como viver minha vocação?

Crédito: yehor / GettyImages

Na Palavra de Deus, em I Coríntios 4,1-2, lemos: “Que os homens nos considerem como servos de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. Ora, o que se requer dos administradores é que sejam fiéis”. E em Apocalipse 2,10, Deus nos exorta: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Portanto, o segredo, se assim podemos dizer, é a fidelidade.

Como viver minha vocação?

Na cerimônia do sacramento do matrimônio, os noivos fazem a seguinte promessa um ao outro: “Prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.” Esses votos expressam o compromisso mútuo de fidelidade, amor e respeito entre os cônjuges, independentemente das circunstâncias da vida. Ou seja, Deus revela, nos votos matrimoniais, o segredo para um casamento bem-sucedido. E o mesmo princípio se aplica a todas as vocações.

Fidelidade no dia a dia

Padre Jonas Abib relata que, quando estava prestes a ser ordenado sacerdote, sentiu medo de não estar à altura e pediu orientação ao seu diretor espiritual. Este, com sabedoria, lhe disse: “Jonas, você será, no futuro, o padre que precisa ser hoje. A única maneira de garantir a qualidade da sua vocação é viver o presente da melhor forma possível”. E assim ele fez. Graças à sua fidelidade no dia a dia, hoje contemplamos a Obra de Deus que é a Canção Nova.

O próprio Padre Jonas nos ensina: “Problemas, dificuldades, tentações, sempre teremos. Nossa grande alegria é poder começar tudo de novo, porque vivemos nossa vida dia após dia. Se hoje não conseguimos, recomeçamos no dia seguinte”.

Se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais 

Sendo assim, independentemente das condições, sejam elas favoráveis ou não, devemos ser fiéis e perseverantes. Isso é claramente observado em muitas áreas da vida: na oração, no esporte, na música, na dieta; em qualquer circunstância, é essencial ser fiel.

A Palavra de Deus nos diz em Mateus 25,21: “Disse-lhe o Senhor: Muito bem, servo bom e fiel, já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu Senhor”. Com padre Jonas Abib fazemos a nossa oração: “Por hoje serei fiel, amanhã será amanhã, cada dia terá as dificuldades próprias, mas hoje eu me comprometo a ser fiel em tudo o que o Senhor me confia”. Amém!

Sua irmã em Cristo,

Ana Coli
Comunidade Canção Nova

 

Ana Maria Coli de Freitas