Como ter força emocional?

Como ter força emocional em meio às adversidades?

Como ter força emocional em meio às adversidades? Que pergunta complexa, não é mesmo? É fato que, muitas vezes, não saberemos qual será nossa reação frente às situações que vamos viver e, muitas vezes, só saberemos quando, de fato, ocorrer, o que nos faz pensar que não adianta sofrer por antecipação. 

Como ter força emocional?

Crédito: Vesnaandjic / GettyImages

Claro que é muito importante que possamos nos precaver e planejar coisas necessárias para viver bem, porém, quando a adversidade acontece, como ter força emocional? Essa questão é fundamental para o nosso crescimento pessoal e nossa capacidade de superação. Para encontrar essa força, é essencial, primeiro, reconhecer e aceitar nossas emoções. Sentir tristeza, medo ou frustração é parte da condição humana. Ao invés de reprimir esses sentimentos, devemos acolhê-los, entendendo que fazem parte do processo de enfrentamento. Não é fraqueza sentir ou abater-se, mas não devemos nos entregar efetivamente ao sofrimento. 

A Bíblia nos oferece consolo e sabedoria

A Bíblia nos oferece consolo e sabedoria em momentos difíceis, como ter força emocional em meio às adversidades. Em Filipenses 4,13, temos uma dentre tantas palavras de apoio: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Essa passagem nos lembra que a verdadeira força vem do Alto, incentivando-nos a confiar e a nos apoiar em algo além de nós mesmos.

Em vez de reprimirmos sentimentos como tristeza ou frustração, devemos reconhecê-los como parte do processo de cura. Perguntarmos “como ter força emocional em meio às adversidades?” nos leva a entender que a vulnerabilidade não é fraqueza, mas uma oportunidade de crescimento. Sentir não é fraqueza, passar por dificuldades não é um problema, ter medo também não é problema, mas ter a certeza de que as dificuldades pelas quais passamos são capazes de gerar em nós uma resiliência emocional. 

Essa resiliência refere-se à capacidade de uma pessoa de lidar eficazmente com as emoções, mantendo um equilíbrio mesmo frente às adversidades. Ou seja, é a habilidade de responder a situações estressantes, traumáticas ou desafiadoras de uma maneira saudável e adaptativa. 

Portanto, alguns passos são importantes: entenda a situação, seja capaz de ouvir, de receber críticas e de reagir com sabedoria, procure compreender as partes envolvidas numa situação, reconheça suas capacidades e suas fraquezas, entenda o que pode estar lhe causando estresse e as maneiras racionais de lidar com isso e não seja escravo de suas emoções. 

Ter força emocional não significa que alguém nunca experimentará emoções negativas

Ter força emocional não significa que alguém nunca experimentará emoções negativas, como tristeza, raiva ou medo. Em vez disso, trata-se de como esse indivíduo vai lidar com essas emoções e de que forma elas terão algum impacto na sua vida. Ou seja, pessoas emocionalmente fortes são capazes de enfrentar desafios emocionais com resiliência e adaptabilidade, em vez de serem dominadas por suas emoções. Trata-se, assim, de uma habilidade que pode ser desenvolvida a longo do tempo, por meio de prática, da reflexão e busca de apoio quando necessário.

Um abraço fraterno!

Elaine Ribeiro, psicóloga
Instagram: @elaineribeiro_psicologa

Elaine Ribeiro dos Santos