Como Jesus está presente na Eucaristia?

Como Jesus está presente na Eucaristia? A resposta a essa pergunta é dada pelo Catecismo da Igreja Católica: “No Santíssimo Sacramento da Eucaristia, estão “contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo. Esta presença chama-se ‘real’ não por exclusão, como se as outras não fossem ‘reais’, mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se toma presente completo”(Catecismo, 1374).

Como Jesus está presente na Eucaristia?

Crédito: Davizro / GettyImages

Como Jesus está presente na Eucaristia? Essa é a fé que a Igreja nos ensina desde seus inícios, confirmada na vida de muitos santos pelo amor que tinham à Eucaristia e atestada pelos vários milagres que, até hoje, podemos conhecer.

A experiência dos santos

Na história de Santa Clara, por exemplo, vemos que foi o seu amor a Jesus Sacramentado que a fez sair de seu leito, frágil e doente, levada por suas filhas espirituais, para segurar Jesus, no ostensório, e orar. Foi dessa forma que ela obteve o milagre de o seu Convento e a cidade não serem tomados pelos guerreiros do Imperador Federico II.

Clara passava horas adorando Jesus Sacramentado, por isso, em vida, pode intermediar grandes milagres, tantos que sua canonização aconteceu apenas dois anos após a sua morte. A força de Clara era a presença de Jesus na Eucaristia. ( cf. Na luz Perpétua:Vida dos Santos, p. 133-134)

Isso pode ser atribuído a muitos outros modelos de vida cristã. Um dos mais recentes é o Beato Carlo Acutis, que logo será canonizado. Ele tinha um amor profundo pelo Senhor na Eucaristia. Reuniu diversos milagres eucarísticos numa exposição, a fim de que os cristãos do século XXI voltassem a acreditar que Jesus está realmente no Santíssimo Sacramento.

O Milagre Eucarístico de Lanciano

Um dos mais conhecidos milagres é o da cidade italiana de Lanciano, que aconteceu na igreja de São Francisco, no ano 750. Um sacerdote teve dúvidas de que, na Hóstia Consagrada, estava realmente o Corpo e o Sangue de Jesus. Durante a Missa, após a consagração, ele viu a Hóstia transformar-se em Carne, e o vinho, em Sangue.

Todos os que estavam na igreja presenciaram este milagre, que até hoje pode ser visto: a Carne e o Sangue intactos. Após vários estudos científicos, algumas conclusões foram feitas, das quais registro as seguintes:

  1. A matéria é, realmente, carne do tecido muscular do miocárdio; e o sangue é, de fato, sangue, ambos de natureza humana.

  2. O sangue pertence ao grupo AB, característico dos povos do Oriente Médio, e o mesmo do Santo Sudário.

Como Jesus está presente na Eucaristia?

Que a fé dos santos e estes milagres nos ajudem a acreditar no que Jesus afirma quando diz: “Minha carne é verdadeiramente uma comida, e o meu sangue verdadeiramente uma bebida” (Jo 6,55).

Elane Gomes
Comunidade Canção Nova

Elane Gomes