Como estar aberto às surpresas de Deus? Se, a cada dia, o Senhor nos oferece novas oportunidades e chances de mudança, precisamos estar abertos, a todo instante, às ações d’Ele.
Como estar aberto às surpresas de Deus?
Uma questão que se confronta com a atitude de abertura e disponibilidade ao Senhor é a nossa desconfiança. Muitas vezes, por termos medo de Deus ou por transferirmos para Ele os nossos receios com os outros e com os nossos pais, geralmente nos fechamos a Ele, com os mais variados motivos: medo de perder a liberdade, medo das exigências, medo do sofrimento e assim por diante. O que decorre disso é uma vida cristã superficial, sem uma real experiência com o Senhor, por isso sem mudança de vida.
Portanto, o fechamento a Deus é prejudicial à vida no Espírito e tem raízes profundas de aspecto psicológico ou espiritual. Dessa forma, não O venceremos apenas com o esforço humano. Será preciso um remédio espiritual.
A Eucaristia é o remédio para o fechamento
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “a Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa” (1324). E é Ele – maior dom de Deus para nós – que nos cura e nos liberta de nossas cadeias internas e das barreiras que colocamos para a ação do Pai em nossa vida.
Quando Jesus afirma: “…eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10), Ele se refere à vida em sentido amplo. O Senhor quer que desfrutemos de todas as graças de Deus. Ele nos quer livres e santos, a fim de que sejamos felizes n’Ele e não aos moldes do mundo.
Como estar aberto às surpresas de Deus?
Cristo Eucarístico é o alimento que transforma e vai nos configurando à Trindade, da qual somos imagem e semelhança, devolvendo-nos aquela liberdade original de filhos e herdeiros de uma vida verdadeira neste mundo e muito mais na eternidade.
É desse modo que vamos nos tomando abertos às “surpresas de Deus”, que são, na verdade, Suas intervenções em nossa vida!
Elane Gomes
Comunidade Canção Nova