É com a entrega de nossa vida que buscaremos o Senhor de toda a alma
Buscar a Deus com todo o coração, como vimos na semana passada, é buscar com sentimentos, emoções, pensamentos e vontade. Vontade de encontrar o nosso tesouro.
E buscar a Deus com toda a alma?
O Catecismo diz o que a alma é: “Muitas vezes o termo alma designa na Sagrada Escritura a vida humana ou a pessoa humana inteira. Mas, designa também, o que há de mais íntimo no homem e o que há nele de maior valor, aquilo que mais particularmente o faz ser imagem de Deus: ‘alma’ significa o princípio espiritual no homem.” (CIC parágrafo 363).
Então, é com a nossa vida, com a entrega dela que buscaremos ao Senhor de toda a alma. Para compreendermos essa entrega, comparemos com o exemplo de uma mãe que dá tudo de si, para cuidar de seu filho, ou ainda, quando um bombeiro arrisca a própria vida para salvar outra pessoa. São ilustrações de como devemos buscar a Deus, colocando tudo o que somos nesse encontro com o Senhor.
O Catecismo fala da alma que, em si, revela em nós o que há de mais semelhante em Deus. Ora, a imagem que temos de Deus que nos busca é Jesus, que dá tudo de si para nos salvar. |Ao menos, é assim que devemos almejar ser com a nossa alma. Buscar a Deus com toda a nossa vida, com um amor apaixonado, que está disposto e decidido a doar a própria vida para encontrar a Deus.
Ajuda-nos, Senhor, a crescer nessa busca, com todo o coração e com toda a alma. Amém.
Deus te abençoe,
Deividson Francisco.
Confira também:
.:A depressão é uma doença que nos causa dor na alma
.:Nossa Senhora nos ensina como restaurar uma alma despedaçada