Celebre as pequenas vitórias ao recomeçar e chegar onde deseja. Parece algo sem importância, mas somos muito mais críticos conosco do que benevolentes e generosos ao reconhecermos aquilo que deu certo em nossa vida. Recomeçar exige um grande empenho, uma energia despendida, uma revisão de vida e a necessidade de estabelecermos de onde vamos seguir e de que forma vamos seguir a partir das necessidades que vamos encontrando.
Celebre as pequenas vitórias
Mas por que a ênfase em “celebre as pequenas vitórias”? Justamente porque necessitamos desenvolver a capacidade de reconhecer pequenas vitórias cotidianas. Não se trata do muito, nem do complexo, mas do pouco e do frequente. A fidelidade nas pequenas coisas e nos pequenos passos é como se fosse o combustível que nos permite seguir em frente.
Muitas vezes, para recomeçar, precisamos deixar muita coisa de lado, muitas coisas que antes faziam sentido, mas, hoje, não fazem mais. É como desfazer-se de bagagens em nossa trajetória, que hoje não devem mais seguir conosco. Se assim fizermos, será mais fácil administrar os recomeços.
Quantas vezes não nos apegamos ao que ficou, aos sentimentos amargurados, às expectativas irreais, às dores de um abandono, a tudo aquilo de negativo que fomos tocando! Fixamo-nos naquilo que não mais nos leva para frente, mas naquilo que efetivamente nos paralisa.
Para cada recomeço uma nova força
Recomeçar a partir da perda de uma pessoa querida, de um relacionamento importante, de um emprego para o qual nos dedicamos muito, da aposentadoria que nos leva para uma nova etapa de vida, para uma casa vazia com os filhos que cresceram e tomaram caminhos em suas vidas. São muitos recomeços, e para cada um deles uma força nova vai se dar em cada um de nós.
Para cada recomeço, algo ficará para trás. Precisamos deixar para seguir em frente. É como olharmos para o retrovisor do carro: vemos a paisagem e as situações que ficaram para trás, mas temos todo um caminho pela frente.
Deixar não significa tirar o significado emocional de uma pessoa que se foi, por exemplo. Recomeçar é dar uma nova possibilidade para nós. E, independente dos seus recomeços, não se esqueça de celebrar as pequenas vitórias, as pequenas conquistas, as pequenas alegrias que sustentarão sua caminhada rumo a um novo tempo.
“Há muitos planos no coração do homem, mas é a vontade do Senhor que se realiza.” Prov 19,21
Um abraço fraterno!
Elaine Ribeiro, psicóloga
instagram @elaineribeiro_psicologa