Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus; não é o Senhor aquele que nos concede o dom da vida? Então, Ele nos concederá o sustento. O Senhor quer que O busquemos em primeiro lugar e, logo após, nos mostra o que virá em acréscimo. (cf. Mt 6,33)
“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus” (Mt 6,33).
Não vos preocupeis com o amanhã
O nosso conhecimento é limitado, mas para o Senhor infinito, para Ele não existe tempo nem espaço, Ele é! Ele se antecipa às nossas preocupações. “Antes mesmo que a palavra chegue à língua, tu, Senhor já a conheces” (Sl 139,4).
A preocupação vem ao nosso coração porque somos inconstantes e egoístas, mas quando nos abrimos à ação da graça, o Senhor acalma nosso interior. “A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,34). Deus cuida de nós.
A Divina Providência
Para buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, Monsenhor Jonas, em seu livro Providência Divina, nos ensina que precisamos ser dependentes exclusivamente de Deus. “A palavra ‘depender’ pode atordoar, porque queremos ser independentes. Não queremos depender de nada nem de ninguém. Queremos confiar em nosso trabalho e habilidades”. Depender de Deus é confiar em Sua Divina Providência que rege todas as coisas.
A Divina Providência é a forma que Deus nos conduz para Si. O Senhor cuida de todas as coisas, inclusive de nós, seus filhos: confiar é o antídoto que combate as preocupações. “Por isso eu vos digo: não fiquem preocupados quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir” (Mt 6,25).
Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus
A Divina Providência não é um truque ou um passe de mágica que trará tudo que precisamos na hora desejada. A falta de algo também é providência, pois nos mostra que somos totalmente dependentes de Deus. A promessa de que “tudo virá por acréscimo” vem depois da ordem: Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus!
O dono do Reino não abandona aqueles que O buscam incessantemente. “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus” (Mt 6,33).
Seu irmão,
Thiago Teodoro
@thiago_teo
Comunidade Canção Nova