Buscai as coisas do Alto. Estamos em preparação para o tempo forte de Pentecostes. Nosso Senhor Jesus Cristo nos prometeu que pediria ao Pai o Espírito Santo (cf. Jo 14,16).
Buscai as coisas do Alto
Ao voltar para o Pai, Jesus ressuscitado nos daria a graça do Alto, que é o Espírito Santo, por isso, devemos buscar as coisas do Alto. Quando o nosso coração está cheio do Espírito Santo, é aceso nele o desejo das coisas invisíveis, das coisas do Alto, porém, quando os corações estão cheios das coisas do mundo, amam somente o que é visível e não O recebem por causa da incapacidade de elevar-se ao amor das coisas invisíveis, das coisas do Alto.
São Paulo, na carta aos Colossenses, nos direciona a cuidar das coisas do Alto e não do que é da terra, pois as coisas deste mundo não possuem olhos invisíveis, pelos quais o Espírito Santo não pode ser visto senão invisivelmente.
Nosso Senhor, em um diálogo com um fariseu chamado Nicodemos, disse: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus” (Jo 3,3).
Essa indagação causa um estranhamento, pois “como é que alguém pode nascer, se já é velho”? O esperado é que venhamos a morrer, e não nascer de novo, segundo o pensamento terrestre.
Porém, Jesus ressignifica o renascimento e, de forma oportuna, também ressignifica a morte, pois “se alguém não nasce da água e do Espírito não poderá ver o Reino de Deus” nesta vida e também na eternidade (cf. Jo 3,1-5). O Espírito Santo é o nosso condutor para o Reino de Deus, ao buscá-Lo nos unimos a Cristo, que abriu as portas da salvação com a sua morte redentora.
O Espírito sopra onde quer
Podemos nos perguntar: como viver uma vida no Espírito? Monsenhor Jonas Abib, em seu livro O Espírito Sopra onde quer explica:
“Do que adianta ter um poço e não tirar água dele? Da mesma forma, de nada adianta Deus estar em você se ele não se manifesta em sua vida. O batismo no Espírito Santo é isso: o Espírito, que já está em você, vem à tona. Como disse Jesus: ‘do seu interior correrão rios de água viva’ (Jo 7,38). A partir do batismo no Espírito Santo, tudo começa a mudar”.
O Espírito Santo é o movimento da nossa alma, mas precisamos estar alinhados com a Sua vontade. Esse alinhamento é feito por meio da oração constante.
É o Espírito Santo quem ordena as coisas em nosso interior. Buscar as coisas do Alto não é uma procura desordenada, pois Deus não é Deus de desordem, mas precisamos permitir que Ele opere em nós, colocando as coisas em seus devidos lugares. Isso acontecerá por meio da oração, portanto, buscai as coisas do Alto.
Convido você agora: ore em línguas e deixe que o Espírito Santo te leve às coisas do Alto.
“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Col 3,1-3).
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova