Bem-aventurados os pobres de espírito! 

Quando Jesus nos fala que o Reino dos Céus é dos pobres de Espírito, Ele deseja que vivamos dessa forma, com pobreza de Espirito. Viver com pobreza de Espírito é ter a capacidade de não pedir o sofrimento, mas, quando ele bater à porta, suportar o sofrimento com paciência e alegria. Isso é um sinal de que nossa fé amadureceu. Esse sofrimento bem vivido nos faz resistentes, fortes e nos garante, ao final de tudo, participarmos da glória de Cristo!

Crédito: kieferpix/GettyImages

Aquele que é pobre de espírito reconhece sua pequenez, sua pobreza espiritual. Uma das virtudes de quem tem esse espírito pobre, no sentido de dependência de Deus, é sentir-se abalado espiritualmente quando está distante do Senhor.

O convite que temos da parte do Senhor é buscarmos um coração assim, dependente, que sente falta, que anseia estar na presença d’Ele. Precisamos, sim, buscar esse coração pobre, que vive no desejo contínuo de caminhar com Jesus.

O pobre de espírito se lança em Deus!

O pobre de espírito é aquele que não confia em si mesmo, mas procura ajuda, vive de uma forma diferente daquilo que o mundo prega: “Acredite só em você”. Ele também é aquele que não se orgulha de seu crescimento, pelo contrário, reconhece sua pequenez; sendo assim, quem busca essa humildade e dependência de Deus é reconhecido como bem-aventurado, assim como nos diz o Evangelho quando fala das bem-aventuranças:

“Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus!” (Mt 5,3) 

Bem-aventurados os pobres de Espírito! 

Se buscamos o Senhor, reconhecendo nossa dependência e necessidade estar na presença d’Ele, estamos assim abertos a compreender tudo aquilo que Jesus ensinou e disse que seriam revelados aos pequenos e escondido aos poderosos, pois acolhemos, com humildade, tudo o que nos é dado, tornando-nos pequenos diante da grandeza de Deus.

Portanto, busquemos uma vida sóbria, vivida com temor a Deus, entrega de alma e busca constante, para assim viver segundo sua Santa vontade, tendo um coração pobre, dependente da Sua graça.

Seu Irmão, 

Renilson Gois
Comunidade Canção Nova