Bem-aventurados os mansos, pois identificam-se com os pobres e aflitos que o próprio Cristo proclamou no Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra” (Mt 5,5).
Quem são os bem-aventurados narrados pelo Autor sagrado? Ora, os bem-aventurados são aqueles que, sendo contrariados, não se revoltam nem reagem violentamente, mas se submetem com o coração manso e humilde, a exemplo de Jesus.
Jesus foi ungido pelo Espírito Santo para realizar uma missão de mansidão e bondade no mundo
Jesus se apresenta à humanidade como modelo de mansidão (cf. Mt 11,29) e tem pleno direito de exigir de nós que aprendamos d’Ele e sigamos o Seu exemplo, tornando-nos participantes da Sua unção no Espírito Santo. Portanto, não é um privilégio nosso, mas é obra da misericórdia do Senhor para conosco.
Não podemos negar que trazemos em nós os impulsos da carne. Quando nos deparamos com uma pessoa mansa, percebemos que aquele que é moderado pelo Espírito Santo, segundo a imagem de Cristo, é o homem ou a mulher que aprendeu a dominar todas as manifestações atrevidas do seu ser, este é um bem-aventurado!
Precisamente neste sentido, Paulo escreve: “Mas tu, ó homem de Deus, segue a piedade, a justiça, a fé, a caridade, a paciência e a mansidão” (I Tm 6,11).
O Concílio Vaticano II, por sua vez, exorta todos os fiéis a difundir, no mundo, “o espírito que anima os pobres, mansos e pacíficos, que o Senhor, no Evangelho, proclamou bem-aventurados”.
Bem-aventurados os mansos
O mansos renunciam a qualquer espécie de violência e, em virtude dessa renúncia, descobrem que têm um domínio particular sobre os outros, enquanto que agir com violência e aspereza afugenta os corações. A mansidão liberta os corações das prisões e do amor próprio.
Jesus, manso e humilde de coração, deseja que nós, Seus discípulos, O imitemos e partamos para conquistar o mundo, não com meios que provoquem reações adversas, mas com doçura, paciência e amor.
E você, se considera uma pessoa mansa?
Olhe para Jesus e, com a ajuda da graça, seja você também um bem-aventurado!
Deus abençoe você!
Maria Rosângela Pereira
Comunidade Canção Nova