Arrependei-vos de todo coração!

Arrependei-vos de todo coração! Eis o apelo, a necessidade que temos para, verdadeiramente, mudarmos de vida, viver o sincero arrependimento de nossos erros, de nossos pecados.

Foto Ilustrativa: by Getty images / tepic

Demonstrar arrependimento pelos erros não se resume a admitir o deslize cometido, mas implica em demonstrar humildade, autoconhecimento e responsabilidade individual. Significa reconhecer que cometemos equívocos, que as nossas atitudes geram consequências prejudiciais não apenas para o próximo, mas também para nós mesmos. O arrependimento verdadeiro é marcado pelo desejo sincero de transformação.

O reconhecimento dos nossos erros, dos nossos pecados, nos impulsiona a evoluir, a extrair lições dessas falhas e a nos transformarmos em pessoas melhores que, dessa forma, se aproximam mais de sua essência, aproximam-se mais de Deus.

Somos chamados ao arrependimento dos nossos erros

Expressar arrependimento genuíno é mostrar um desejo real de mudança, ajudando assim a restabelecer a confiança e solidificar a nossa relação com Deus e as nossas relações pessoais. Entretanto, é fundamental destacar que o verdadeiro arrependimento vai além de simplesmente admitir os equívocos verbalmente; é necessário que venha acompanhada de uma efetiva transformação de postura e comportamento, um pedido a conversão, como nos convida a Sagrada Escritura no livro dos Atos dos Apóstolos:

“Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para serem apagados os vossos pecados” (At 2, 19).

Sejamos verdadeiros, honestos quanto a nossa necessidade de arrependimento, e só através dessa honestidade, desse reconhecimento, alcançamos a verdadeira conversão.

O arrependimento gera mudança!

O arrependimento é um caminho de aprendizado espiritual e ético, é um exercício que nos ajuda a viver de forma mais justa e crescer no caminho de santificação. Esse é o convite, a exortação que nos leva a realinhar nossa caminhada, reorganizar nossa vida de dentro para fora. Por isso, arrependamo-nos! E caminhemos de forma correta, na busca de um coração justo e verdadeiro para agradar a Deus e alcançar o céu!