Amor pelo pecador

Um relato do amor pelo pecador. Jesus se convida para jantar com Zaqueu, muda sua vida; e a resposta dele pode ser também a sua. Há três coisas a serem observadas neste encontro, quando o próprio Cristo diz: ”Zaqueu, desça depressa, porque hoje devo ficar em sua casa” (Lucas 19, 5b).

Amor pelo pecador

Jesus veio para salvar o que estava perdido

Primeiro, Zaqueu era visto por muitos como um pecador. Ele era um cobrador de impostos e, portanto, não era respeitado pelo povo. Há pouca dúvida de que isso teria afetado Zaqueu e sido uma tentação para ele se ver como indigno da compaixão de Jesus.

Mas Jesus veio precisamente para o pecador. O amor pelo pecador comove o coração de Jesus, e Zaqueu era o “candidato” perfeito para a misericórdia e compaixão de Jesus.

Em segundo lugar, quando Zaqueu testemunhou que Jesus veio até ele e o escolheu dentre todos os presentes para ser aquele com quem passar o tempo, ele ficou muito feliz! O mesmo deve ser verdade conosco. Jesus nos escolhe e quer estar conosco. Se nos permitirmos ver isso, o resultado natural será a alegria.

Terceiro, como resultado da compaixão de Jesus, Zaqueu mudou sua vida. Ele se comprometeu a dar metade de seus bens aos pobres e a retribuir quatro vezes a todos os que havia enganado anteriormente. Este é um sinal de que Zaqueu começou a descobrir verdadeiras riquezas. Ele começou a retribuir imediatamente aos outros a bondade e a compaixão demonstradas a ele por Jesus.

Amor pelo pecador

Reflita, hoje, sobre Zaqueu e “se veja” na pessoa dele. Você também é um pecador!

É, pois, a  que se acendeu em seu espírito que levou Zaqueu a tendo achado a Jesus e crido no seu divino amor, descer da figueira depressa e, “cheio de alegria”, a ponto de poder dizer: Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: “Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo” (Lucas 19, 8).

A compaixão de Deus é muito mais poderosa do que qualquer pecado. Deixe que o amoroso perdão e aceitação ofusquem qualquer culpa que você possa sentir. Permita que o dom de Sua misericórdia produza misericórdia e compaixão na sua própria vida em favor dos outros.

 

Deus abençoe você!

Kaíque Duarte

Comunidade Canção Nova