Amor: decisão ou sacrifício?

Amor: decisão ou sacrifício?

Amor: decisão ou sacrifício? Eis uma grande pergunta a nos fazer. Recentemente, tenho me debruçado sobre essa questão. Embora tanto se fale que amor é decisão, existe algo que vai além disso. Se Cristo é a resposta do Pai para nós, é a partir d’Ele – que por definição, é amor (cf.I Jo 4,8) – que tentaremos fazer a nossa reflexão. Afinal de contas, o Amor verdadeiro se releva em Jesus.

Amor: decisão ou sacrifício?

Créditos:
gorodenkoff by GettyImages.

Sacramento do sacrifício

O Senhor fez questão de nos garantir que ele deu a sua vida por si mesmo, ainda que seguindo o projeto do Pai: “O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo” (Jo 10,17-18). Nesta declaração, fica evidente a sua decisão em se entregar por nós por amor. Aqui, Ele também já estava nos amando, porém essa entrega foi manifestada no Calvário.

Tudo isso fica ainda mais claro na afirmação do Evangelista São João: “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou” (Jo 13,1). Cristo nos amou até as últimas consequências, ou seja, passando pela morte e não por qualquer morte, mas a de Cruz, vista com profundo horror pela vergonha e tortura pelas quais a vítima teria que passar.

Sacramento do Amor

Essa doação total do Senhor se atualiza no Sacramento da Eucaristia. Em cada Santa Missa que celebramos, estamos diante da Cruz, vendo Cristo nos amar, entregando-se por nós. No seu discurso sobre o pão da vida, Ele nos declarou isso: “E o pão que eu hei de dar é a minha carne para a salvação do mundo” (Jo 5,51).

Neste ponto da nossa reflexão, podemos afirmar que a Eucaristia é o sacrifício do Amor. Logo, Jesus que se dá no pão para nós, todos dos dias, ama-nos se fazendo um conosco na sagrada Comunhão, expondo-se a nós, no ostensório, a fim de nos ouvir e nos consolar.

O Senhor nos ensina, portanto, que amar é dar-se até o sacrifício. Essa é a entrega que Ele espera de nós. Que possamos retribuir ao Senhor por tão grande amor, doando-nos a Ele também.

Elane Gomes
Comunidade Canção Nova

Elane Gomes