Amigo fiel

20 de julho: Dia Mundial do Amigo e Dia Internacional da Amizade

No livro do Eclesiástico, a Palavra de Deus, através do profeta de Jerusalém, traz um título no Capítulo 6, versículo 14, sobre a amizade: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro”!

Também os santos nos ensinam a respeito desse tema, porque foram homens e mulheres de grandes amizades.

Santo Inácio de Loyola, por exemplo, através de seus “Exercícios Espirituais”, relata que o serviço do amor ao próximo é o caminho do desprendimento do amor próprio e interesse pessoal, no segmento de Cristo.

Santa Teresa de Jesus nos ensina que a amizade com Deus é o encontro pessoal de reciprocidade, pois, de fato, Ele nos ama sem interesse.

Dessa forma, o que se vê é que esses Amigos do Céu só puderam direcionar a vida deles em relações de amizades humanas, porque, antes de tudo, encontraram em Deus um refúgio seguro, capaz de torná-Lo seu grande amigo e com Ele estabelecer uma grande intimidade.

Quanto a essa amizade divina, só é possível alimentá-la e desenvolvê-la se nos dedicarmos a ela por meio da oração. Então, porque não exercitar a oração por meio da amizade?

Quando nos relacionamos com o próximo, de forma a aumentar a esperança, a fé e o amor em seu interior, experimentamos um verdadeiro relacionamento, porque no outro refletimos a imagem e semelhança do próprio Deus.

Que, no dia de hoje, possamos oferecer ainda mais a presença do Senhor ao nosso próximo, tornando nosso dia um delicioso viver. Façamos dessa comunhão de vida uma verdadeira oração vivida na realidade da própria vida!

Deus abençoe,
Isabela Shultz

Confira também:
.:Amizade que tem raiz nunca morre
.:Cultive suas amizades verdadeiras

Isabela Schultz