Deus nos dá o alimento vivo. “É meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu, pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida” (Jo 6,32-33).
Eu me recordo que, ainda no ensino fundamental, um texto dado em sala de aula me deixou impactado. A lição desafiadora de Tia Lizete, minha professora de português e matemática, era a de treinarmos leitura e interpretação de texto.
E a folha rodada numa máquina de mimeógrafo à álcool era de uma crônica com o título “A Fome”. As frases desse texto descreviam a fome como um buraco no estômago que sempre ficava vazio à espera de mais alimento. Jesus nos dá o alimento vivo.
“É meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida”(Jo 6, 32-33).
Alimento vivo
Hoje, quase meio século depois, percebo que muitos buracos estão cada vez mais vazios. E muitos, por não terem como preencher esse vazio com alimento descente, são capazes de comer até lixo para não deixar o buraco vazio.
Um “seleto grupo”, com buracos bem preenchidos, consegue a proeza de transbordar os buracos do estômago. Comem até passar mal. Fruto do excesso e olhos cobiçados com a fartura e qualidade na mesa.
Enquanto as opções do mundo são oferecidas em forma de lixo ou pratos requintados, a humanidade, apenas preocupada com o buraco do estômago, vai se afastando e se esquecendo de uma oferta capaz de saciar a fome e preencher o vazio que há no interior de cada ser humano.
A ordem natural do mundo é comer coisas saudáveis e bem preparadas. Ingerir uma caça recém-abatida e quase viva por estar mal passada, como na pré-história que contam por aí, nem pensar! Ensinam a desconfiar cada vez mais das coisas que se come, ao ler todos os detalhes dos rótulos das embalagens, ao buscar as melhores redes de supermercados.
Não dá para preencher vazio com vazio
Mas no dia em que os famintos de pão, que perecem, e os sedentos de líquido, que emagrecem, acordarem para o verdadeiro e único Alimento vivo que fortalece e amadurece, a sede insaciável e o buraco da fome, que parece sem fundo, como na crônica trazida por Tia Lizete, terá um fim. Não dá para preencher vazio com vazio.
Jesus veio para ser o Pão da vida, que sacia a fome e preenche o buraco de cada alma disposta a matar a sede e a fome de vida eterna!
Vinde, adoremos!
Deus Abençoe você!
Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova