A alegria é fruto do Espírito Santo. Uma das palavras mais utilizadas no dia a dia, “alegria”, na maioria das vezes, é conhecida na prática por poucas pessoas. Muitas vezes, confunde-se “euforia” com alegria e vice-versa.
Como saber se, de fato, sou alegre ou eufórico?
Primeiramente, observe os frutos que são gerados no seu dia a dia nos relacionamentos, trabalhos ou até mesmo quando está sozinho.
Você depende de eventos externos para ser alegre? Ou a sua “alegria” vem e vai rapidamente?
A alegria é fruto do Espírito Santo e permanece em nós, mesmo quando não temos motivos aparentes para celebrar, pois ela habita dentro de nós, a partir do momento que acolhemos o Espírito Santo como hóspede da nossa alma. Ele mesmo gerará e alimentará em nosso coração a alegria verdadeira.
Já dizia um homem sábio: A verdadeira alegria é uma música que continua tocando dentro de mim, mesmo quando as circunstâncias externas me levam para o abismo da tristeza e da morte.
Nas suas catequeses de quarta-feira, o Papa Francisco nos lembra sempre que não devemos, como cristãos, parar na sexta-feira da Paixão, e sim enfrentar de frente as contrariedades da vida e chegar ao sábado Santo certos da Ressurreição. “Quem não tiver uma experiência com Cristo Ressuscitado não provará a verdadeira alegria”.
A alegria é fruto do Espírito Santo
Também devemos lembrar da promessa feita aos pastores em Belém: “Não tenhais medo, pois eis que eu venho anunciar-vos uma boa nova, que será uma grande alegria para todo o povo” (Lucas 2,10).
Jesus de Nazaré nasceu em Belém cumprindo as profecias, porém, superando toda a lógica humana. O seu coração hoje está disponível para acolher Jesus e, consequentemente, o seu Espírito Santo, além do dom da alegria como uma manjedoura?
Se você, hoje, precisa de uma dose de alegria, em vez da euforia que o mundo oferece, cante esse refrão e tome posse na sua vida do amor de Deus por você, que supera todas as barreiras, medos e angústias:
“Porque Ele vive eu posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há, mas eu bem sei que o meu futuro está nas mãos do meu Jesus que vivo está.”
Unidos, sempre em oração, que, hoje e sempre, Deus te abençoe!
Saulo Macena