Alegres na esperança, iniciamos o tempo quaresmal nos perguntando se, de fato, somos felizes, porque “o fruto do Espírito é alegria” (cf. Gl 5,22), por esta razão sejamos alegres na esperança!
A felicidade é uma junção da alegria no tempo presente com a certeza de que nunca passará, por isso brota a esperança, virtude teologal corresponde ao desejo que Deus colocou em todos nós de sermos felizes. A esperança é um bem ausente, por isso a esperamos.
Você é feliz?
Pode ser que você tenha vivido os dias de carnaval de várias formas como, por exemplo, em um retiro, na folia, em casa maratonando filmes e séries. Enfim, você está feliz? O Senhor, em Sua misericórdia quer lhe dar o dom da alegria por meio do Espírito Santo. O Senhor quer afastar a tristeza e acabar com a depressão. Ser alegre na esperança não acaba na Quarta-feira de Cinzas, muito menos na Quaresma.
Em quantas coisas podemos contemplar a bondade de Deus em nossa vida! Assim como diz o salmista: “Grandes coisas fez o Senhor conosco, por isso estamos alegres” (Sl 126,3). O Senhor fez e pode fazer muito mais, sendo assim, aqui está a nossa esperança, no Senhor que pode fazer!
Alegres na Esperança
Podemos estar tristes, cansados, abatidos, mas o Senhor nos dá o dom da alegria. Neste momento, faça esta oração: “Senhor, dai-me o dom a alegria que não passa, da alegria que somente o Senhor pode me dar. Este é o destino do meu coração, a Tua alegria. Mesmo com tantos problemas e sofrimentos, eu acolho em mim a alegria derramada pelo teu Santo Espírito. Obrigado, Senhor!”
O Espírito Santo nos traz a verdadeira alegria. São Paulo continua o texto na carta aos Romanos: “Alegres na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12). Sejamos alegres, fortes e perseverantes em meio às adversidades.
Eu lhe desejo uma santa Quaresma cheia de alegrias e esperança!
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova