Advento, um tempo de espera

Advento, um tempo de espera. Espera do Natal do Senhor, de festas e de alegria, de presentes, de família reunida. A palavra “advento” tem origem no latim — adventu — e significa vinda ou chegada; ou, ainda, aparecimento, começo; instituição. O prefixo “ad”  significa proximidade; está ligado ao verbo “venire”, de vir.

Advento, um tempo de espera

arquivo/cancaonova.com

Na Palavra de Deus é possível encontrar muitas referências ao termo “espera”. Desde que nascemos, nossa vida se compõe de esperas, já que estamos inseridos no tempo e sempre haverá um “vir-a-ser”.  Contudo, a espera confiante no Senhor é a que traz paz e alegria!

Advento, um tempo de espera

“Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos viventes. Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!” ( Salmo 23, 13-14).

Sim, a nossa espera nunca será frustrada, se esperarmos no Senhor! O coração humano é cheio de expectativas. Eu mesma vivo sempre, antes do Tempo do Advento, uma espera do Advento, ou seja, uma “espera da espera”. Parece ansiedade, não é!? Mas quero explicar o que significa para mim este tempo tão especial que a Igreja nos propõe.

Nossa revisão de vida vai além das demonstrações interiores

Como mãe que é, a Igreja nos proporciona tempos fortes para vivermos bem a nossa fé. A cada advento somos levados, semana a semana, a uma reflexão que vai se aprofundando até o dia do Natal. Enquanto é “tempo de espera”, é também tempo de revisão do ano que passou, de novos propósitos, de reconciliação, de renovação do amor, de gratidão a Deus. 

Então, eu me pego esperando o Advento para viver tudo isso, fazendo planos para bem viver este tempo precioso. Para além das demonstrações externas de preparação da casa, preocupo-me com a minha preparação interior. Há tantos meios disponíveis para que a gente se prepare bem para o Natal: meditações, novenas, orações, leituras, atitudes concretas, faxina da casa e do coração, desapego dos excessos… E por aí vai.

Tempo de testemunho, de ser sinal de Deus para o mundo. Passa pelo presépio montado em lugar especial da casa, passa pelo enfeite da porta, passa pelo jeito de contagiar a todos da família com a real significação deste tempo de espera. Tempo de confiar em Deus, tempo de fortalecer o nosso ânimo, tempo de renascer com Jesus.

Advento, um tempo de espera. Ao final desta jornada, deseje ardentemente estar preparado para receber o mais sublime Hóspede da sua alma, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deus abençoe você!

Maria Helena Barbosa

Comunidade Canção Nova

Maria Helena Barbosa