A vontade de Deus é a vossa santificação. De fato, todos nós nascemos para nos tornarmos santos. Em cada um de nós há uma semente de santidade com a potência do desenvolvimento até chegarmos à maturidade.
“Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza” (cf. 1 Ts 4,3).
A vontade de Deus é a vossa santificação
Santificação é ação, por isso é exigente e requer luta diária, trata-se de um princípio vocacional: Deus nos chama para uma finalidade, a santidade. Somos vocacionados à santidade independente do estado de vida suscitado em nosso coração: casado, solteiro, celibatário ou sacerdote.
Deus não nos chamou para a impureza (1 Ts 4,7); a luta entre o homem interior e o pecado, a concupiscência de nosso corpo custam-nos lágrimas e contrição, mas nos levam ao importante conhecimento que nada podemos fazer por nós, que só a graça de Deus pode nos auxiliar na conquista de nós mesmos, e que essa graça nos é dada para nossa união com Cristo Jesus (cf. CIC 2015).
Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O caminho da santidade passa pela cruz. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, esta que frustra os desejos desordenados da carne. Deus não nos chamou para o pecado, pois ele não só nos afasta de Deus como O ofende e ergue-se contra o amor d’Ele para conosco, desviando-nos de Sua vontade e de Seu coração.
A luta contra o pecado e o chamado à santidade
A Igreja enaltece muitos homens e mulheres que viveram a luta contra o pecado e, principalmente, o profundo caminho de corresponder ao chamado do Senhor à santidade. A imitação dos santos, de forma especial àqueles que temos devoção, deve consistir em assimilar o seu espírito dócil à vontade de Deus, e não em refazermos todos os seus gestos.
A vocação à santidade é atual e atualizada no tempo, por isso estamos aqui hoje, para sermos santos hoje. Monsenhor Jonas Abib, em seu livro Vocação: um desafio de amor, nos diz:
“Para céus novos e uma terra nova é preciso uma ‘nova geração’. O Senhor está nos escolhendo como semestres dessa nova geração. Quando plantamos uma semente, a planta que surgir estará de acordo com ela. Somos sementes de uma nova geração. Deus quer colher nessa terra uma geração nova, para que nasça uma nova humanidade.”
A vontade de Deus é que sejamos santos, e Ele nos chamou para isso, santidade se vive no hoje. Sejamos santos!
Seu irmão,
Thiago Teodoro
Comunidade Canção Nova