Nesse tempo do Advento, a vinda do Cristo em nós nos convida a penitência, e alegre expectativa. O Advento quer dizer a parousia: a presença ou visita de Deus em nossas vidas.

Créditos: EvgeniyShkolenko / GettyImagens
A luz que dissipa as trevas da escuridão
O Natal é o acontecimento mais importante da história da humanidade. A Luz que dissipa as trevas da escravidão do pecado é o indício da vinda do Messias, portador de liberdade, alegria e paz em nossas almas.
Sua vinda nos alimenta, a bondade de Deus se manifesta no doce Menino que descansa no regaço da Virgem Maria. Os profetas pressentiram aquele dia à longa distância de séculos e descreveram com profusão de imagens: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz.” (Is 9,1)
No Natal de 2019, o Papa Francisco afirma: “É verdade que há trevas nos corações humanos, mas é maior a luz de Cristo; há trevas nas relações pessoais, familiares, sociais, mas é maior a luz de Cristo” (cf: Papa Francisco 25 de dezembro de 2019).
A vinda de Cristo em nós
A profecia ultrapassa infinitamente a perspectiva de um novo Davi enviado por Deus para libertar o seu povo e projeta a sua luz sobre Belém, iluminando o nascimento, não de um rei poderoso, e sim do Deus forte, feito homem: “Hoje, vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor” (cf: Lc 2,11).
Somente a Ele podemos atribuir os sobrenomes de Conselheiro admirável, Deus poderoso, Príncipe da paz!
Ele veio para nos ensinar que devemos renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos uma vida nova, e a bem-aventurada esperança, porque nada pode nos separar do Seu amor!
A vida de oração e o Advento de Cristo
Para viver bem este tempo, a vida de Cristo em nós, precisamos de uma vida de oração contemplativa e crescente. Atento, ouça o divino Mestre, no Advento Ele nos fala por Sua Palavra, nos alimenta com Sua presença e nos dá vida nova.
Não viva encerrado nas realidades terrenas, abra-se às esperanças eternas, na alegre expectativa de encontrar-se com o seu Senhor e Salvador.
Ainda dá tempo, corramos ao encontro do Senhor! Pois Ele vem!
Maria Rosangela Pereira
Comunidade Canção Nova